Home Futebol Por que o Palmeiras ganhou dois títulos brasileiros em 67?

Por que o Palmeiras ganhou dois títulos brasileiros em 67?

Verdão dominou a temporada e CBF oficializou títulos como Brasileirão

Por Matheus Camargo em 08/06/2020 11:34 - Atualizado há 2 anos

O Palmeiras foi o dono do futebol brasileiro no ano de 1967 e levou dois torneios que atualmente são considerados o Campeonato Brasileiro da época. Com a oficialização da CBF, porém, o Verdão se tornou o único clube na história a ser campeão nacional duas vezes no mesmo ano.

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
https://www.facebook.com/TorcedoresOficial

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiI4V1FIMFhHQSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Entenda abaixo o que eram a Taça Brasil e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa – ou Robertão – e porque o Palmeiras levou ambos em 1967.

O Robertão era o primeiro a ser disputado no ano e em 1967 foi de 5 de março a 8 de junho. O Santos de Pelé ainda dominava o Brasil, mas o Palmeiras era seu principal concorrente.

O torneio nasceu justamente naquela temporada para substituir o então regionalizado Rio-São Paulo. Foram 15 participantes do sul e do sudeste do país.

Os times se enfrentavam em dois grupos, todos contra todos, e os dois líderes de cada grupo iam para o quadrangular final. Palmeiras, Corinthians, Grêmio e Internacional se classificaram e voltaram a se enfrentar todos contra todos.

O Verdão terminou com nove pontos e confirmou o título após vitória por 2 a 1 sobre o Grêmio.

O Robertão foi até 1970, quando foi disputada sua última edição. Isso porque em 1971 o torneio mudou de nome oficialmente para Campeonato Brasileiro, mas seguiu na mesma fórmula de disputa.

A Taça Brasil, por sua vez, funcionava de forma semelhante à Copa do Brasil dos tempos atuais e era disputada no segundo semestre. A edição de 1967 foi de 30 de julho a 29 de dezembro.

Um clube de cada estado e o campeão do ano anterior entravam na competição, por isso em 1967 dois representantes mineiros estiveram no torneio: o Cruzeiro, campeão de 1966 e campeão mineiro, e o Atlético-MG, que herdou a vaga como vice-campeão mineiro.

As equipes se enfrentavam em grupos regionalizados e os primeiros de cada um se encaravam posteriormente.

A decisão, já no fim de 1967, foi entre Palmeiras x Náutico, sensação daquele torneio. Mas a Academia do Verdão se sobressaiu e conquistou seu segundo título nacional no mesmo ano ao vencer no Recife por 3 a 1 e ao perder por 2 a 1 em São Paulo.

Leia mais:
Dia da Paixão, Libertadores e mais: 4 títulos históricos do Palmeiras conquistados em junho

Exit mobile version