Será que você acerta o placar Apostar na Betano PUBLICIDADE

Home Futebol Quem é o “Samba Striker”, maior artilheiro brasileiro da história do Bayern e considerado lenda do clube alemão?

Quem é o “Samba Striker”, maior artilheiro brasileiro da história do Bayern e considerado lenda do clube alemão?

Giovane Élber fez história no clube alemão

Por Matheus Camargo em 23/07/2020 10:32 - Atualizado há 2 anos

Bayern
Divulgação/Bayern

Nem todos lembram de Giovane Élber, mas o atacante brasileiro marcou época no Bayern de Munique e até hoje é considerado uma lenda do clube.

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
https://www.facebook.com/TorcedoresOficial

Revelado pelo Londrina, Élber brilhou com a camisa do clube alemão, mas é ídolo também de outra equipe da Bundesliga, o Stuttgart.

Conhecido como “Samba Striker” na Alemanha, em referência ao ritmo popular no Brasil e ao faro de goleador, Élber nasceu em uma cidade que nada tem a ver com o samba. Natural de Londrina, o centroavante apareceu na base do próprio Tubarão paranaense e saiu direto para o Milan em 1990.

Sem chances no clube, passou três temporadas no Grasshopers, da Suíça, onde foi artilheiro do campeonato nacional antes de chegar à Alemanha.

Apos 95 jogos e 44 gols pelo Stuttgart, foi para o Bayern de Munique em 1997, onde se tornou ídolo e lenda para a torcida.

Inovou na Baviéria e marcou o lembrado gol em que comemorou se enrolando no símbolo do clube. O gesto viralizou e já foi repetido por vários torcedores e até mesmo jogadores. Relembre:

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJYVmhjdHBjMSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

Foram seis anos no clube e uma coleção de títulos: 4 Copas da Liga, 3 Copas da Alemanha, 4 Bundesligas, 1 Liga dos Campeões e 1 Mundial de Clubes.

Seu gol mais lembrado foi na temporada de 1999, quando marcou sem ângulo após roubar bola do goleiro adversário e acertou um chutaço. Assista:

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJ3dWNHMEw2MiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

O camisa 9 se despediu em 2003 e com direito a um golaço que ficou marcado. Contra o Borussia Monchengladbach, em janeiro daquele ano, marcou seu último tento na Bundesliga.

Foram 139 gols em 265 com a camisa vermelha do Bayern de Munique.

O jogador ainda foi para a França, onde foi bicampeão francês pelo Lyon, e voltou para o Brasil para defender seu primeiro e único clube do G-12, o Cruzeiro.

Não fez feio pela equipe e foi campeão mineiro em 2006. Foram 29 jogos e 11 gols com a camisa celeste, mas aposentadoria no fim da mesma temporada, aos 34 anos.

Élber fez 15 jogos pela Seleção Brasileira e marcou sete gols. Muitos o colocavam no radar para a Copa do Mundo de 1998, mas uma lesão no ombro e a falta de prestígio com Zagallo lhe tiraram a chance.

Leia mais:
Competição de estrelas! 18 craques que estiveram na Copa América de 99 e talvez você não lembre

Exit mobile version