Home Futebol Campeonato Carioca se torna único sem campeão do interior após conquista no PE

Campeonato Carioca se torna único sem campeão do interior após conquista no PE

Salgueiro quebrou na última quarta-feira (5) série de conquistas apenas de clubes da Capital; Carioca é único sem campeão do interior

Por Victor Martins em 06/08/2020 13:43 - Atualizado há 5 anos

Divulgação/Site Oficial da Ferj

O Campeonato Carioca já terminou e com o Flamengo campeão. Mas a partir da última quarta-feira (5), com a conquista do Campeonato Pernambucano pelo Salgueiro, se tornou o único estadual em que nenhum time foi campeão vindo de fora do Rio de Janeiro.

[DUGOUT dugout_id= “eyJrZXkiOiJ5a2Z2UkxXNSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
https://www.facebook.com/TorcedoresOficial

Até esta semana, o Pernambucano dividia esta estatística com o Rio. A conquista do Carcará quebrou o domínio completo de times de Recife no estadual, que vinha desde 1915, destacado especialmente pelo trio Sport, Náutico e Santa Cruz, este o vice-campeão de 2020.

No Campeonato Carioca, oito equipes (Flamengo, Vasco, Botafogo, Fluminense,America, Bangu, São Cristóvão e Paissandu) foram campeões, todos sendo da capital (antes Distrito Federal e Guanabara). O primeiro time de fora do Rio a decidir um estadual foi o Americano, de Campos, em 2002, perdendo a final para o Fluminense. As equipes do interior entraram na competição no final dos anos 70, com a fusão dos antigos estados do Rio de Janeiro e Guanabara.

Desde então, apenas em 2005 outro time do interior, o Volta Redonda, foi finalista, caindo para o mesmo Flu. A hegemonia dos times da Capital no Campeonato Carioca segue viva e será a única dentre todos os estaduais a partir de agora.

Primeiros clubes do interior em outros estados

O primeiro campeão vindo de fora de uma capital em termos estaduais foi o Brasil de Pelotas, campeão gaúcho em 1919. Antes, o Parnahyba havia vencido o Piauiense em 1916, mas este fora disputado em duas ligas regionais, das quais venceu uma.

Antes da conquista do Salgueiro, Roraima e Pará tinham sido o últimos campeonatos estaduais a terem um primeiro campeão de fora da capital, ambos em 2011, com o Real (de São Luiz do Anauá) e o Independente (Tucuruí).


LEIA MAIS

Estaduais: quais campeonatos ainda estão em aberto?

(Crédito da foto: Divulgação/Site Oficial da Ferj)

Exit mobile version