Ex-lateral da Seleção critica “mente fechada” dos técnicos brasileiros: “É arrogante pensar que não se precisa melhorar”
Zé Maria esteve na seleção brasileira e trabalhou com grandes treinadores
Reproduçaõ
Em entrevista ao jornal “The Guardian”, Zé Maria, que atuou na Seleção e teve passagem pela Inter de Milão e Flamengo, comentou sobre os treinadores brasileiros. Atualmente, nenhum profissional do país está trabalhando em um grande clube da Europa, algo que não ocorre com os argentinos.
[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJHSDFMZWlLYyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
Além de barreiras como a língua, o ex-jogador acredita que uma certa arrogância impede que ocorra uma maior presença de comandante do Brasil no Velho Continente. Nos anos anteriores, Luxemburgo e Felipão estiveram à frente de Real Madrid e Chelsea, respectivamente, mas duraram pouco tempo nos cargos.
“Não há treinadores do Brasil nas quatro principais ligas do mundo. Existem duas razões. Primeiro, eles desejam ir para a Europa e subir ao nível do treinador europeu. Em segundo lugar, é difícil sair do Brasil. Aqui é inverno e está 30ºC. Ouvi Muricy Ramalho, um ótimo treinador, dizendo: ‘Sou brasileiro, temos que driblar, não podemos perder isso’. Mas você não vai perder isso”
“Você pode driblar, mas com a organização por trás disso. Essas são as coisas que os brasileiros não querem fazer, sair dessa zona de conforto, crescer. É isso que temos que aprender. Os argentinos fazem isso. Pochettino, Simeone. É arrogante pensar que não se precisa melhorar”, declarou.
Além disso, Zé Maria acredita que também existe um preconceito contra treinadores negros, ausência em times de expressão.
“Veja as grandes equipes do mundo; não há treinadores negros. O que está acontecendo (movimento Vidas Negras Importam) é bom, mas é improvável que haja uma mudança radical. A tempestade passará e tudo voltará a ser como era. As pessoas não vão parar de ser racistas”, completou.
LEIA MAIS

