Home Mídia Esportiva e bastidores Futebol na TV: MP do mandante pode ser votada no Congresso em 2021

Futebol na TV: MP do mandante pode ser votada no Congresso em 2021

Projeto de Lei sobre a MP do mandante deve ser votado em fevereiro, mês em que os parlamentares voltam de recesso

Por Octávio Almeida Jr em 02/01/2021 13:53 - Atualizado há 5 anos

Divulgação

Um dos principais assuntos que ganharam destaque no ano passado sobre o futebol brasileiro, a MP do Mandante será colocada em pauta para debate e, possivelmente, em votação no Congresso Nacional em 2021.

A ideia é que um Projeto de Lei (PL) relacionado ao tema seja votado em fevereiro, mês em que os parlamentares voltam ao trabalho após o recesso.

Em entrevista ao site Notícias da TV, o deputado André Figueiredo (PDT-CE) afirmou que já há conversas nos bastidores para agilizar o processo.

“As articulações estão acontecendo com os líderes da oposição e da base no sentido de conseguirmos incluir na pauta o mais rápido possível. Não é um processo fácil, mas temos a convicção de vamos pautar isso”, declarou Figueiredo.

Outro parlamentar engajado na MP do mandante é o deputado Pedro Paulo (DEM-RJ). Autor da PL 4889/2020, ele propõe mudanças mais profundas como a criação de uma liga em 2022.

A ideia é que os clubes negociem, de forma coletiva, os direitos transmissão das Séries A e B do Campeonato Brasileiro.

“Além de a liga contribuir decisivamente para o controle econômico e a fiscalização das entidades de prática desportiva, os clubes conseguem negociar, de forma coletiva e mais eficiente, a cessão dos seus direitos de transmissão de qualquer competição que participem”, diz o documento assinado pelo parlamentar.

Entenda o que é a MP do Mandante

A MP 984 (batizada de MP do Mandante) dá aos clubes o direito de negociar, para quais e quantas emissoras quiserem, os jogos em que atuarem diante da própria torcida, ou seja, em casa. O documento foi editado pelo presidente Jair Bolsonaro em junho de 2020.

A MP resultou em batalhas judiciais entre os Grupos Globo e Turner, que tentou transmitir jogos do Brasileirão Série A os quais não tinha contrato. Após várias liminares, a Globo saiu vencedora.

Nesse sentido, a Turner pôde transmitir apenas jogos de clubes que manteve acordo: Athlético Paranaense, Bahia, Ceará, Coritiba, Fortaleza, Internacional, Palmeiras e Santos.

A MP do Mandante, atualmente, perdeu validade. A tendência é que o Projeto de Lei mantenha a ideia inicial.

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

“Foi consensuado com os clubes que o direito de imagem do clube mandante fosse preservado nos moldes do que estava no texto da MP 984”, completou Figueiredo.

Leia também:

ESPN é detonada após saída de Mauro Cezar Pereira: “impossível assistir”

Exit mobile version