Home Mercado da Bola Reserva, esquecido e dispensado: Toko Filipe deixa o Vasco sem disputar nenhuma partida pelo clube

Reserva, esquecido e dispensado: Toko Filipe deixa o Vasco sem disputar nenhuma partida pelo clube

Toko Filipe chegou ao Vasco através de um intercâmbio com o Louletano, de Portugal

Por Wilson Pimentel em 27/01/2021 17:33 - Atualizado há 2 anos

Divulgação /Vasco

O atacante Toko Filipe não é mais jogador do Vasco. Há três meses em São Januário, o angolano não conseguiu se firmar no elenco. O Torcedores.com apurou que o jogador não não está nos planos do técnico Vanderlei Luxemburgo. Ele tinha contrato válido até outubro de 2021.

Contratado no ano passado, ele nunca disputou uma partida oficial. Nesse ínterim, o jogador chegou a treinar no time principal do Vasco. Apesar da aprovação do técnico Ricardo Sá Pinto, o atleta nunca entrou em campo. Com isso, foi esquecido na reserva.

A última vez que Toko Filipe disputou um jogo oficial foi em dezembro de 2019, pela Série C do Campeonato Português. Posteriormente, ele foi oferecido pelo Louletano para diversos clubes da América do Sul. Afinal, o clube estava buscando parceiros para realocar alguns jogadores.

E a barca do Vasco deve só aumenta. Antes de dispensar Toko Filipe, o clube havia acertado a liberação do zagueiro Jadson, do volante Fillipe Bastos, do meia Bruno Cosendey e do atacante Lucas Ribamar. A diretoria, inclusive, deu o pontapé inicial para reduzir o elenco para a disputa do Campeonato Carioca.

Após o fim do Brasileirão, o clube deve anunciar a saída de outros jogadores. A princípio, o técnico Vanderlei Luxemburgo deve liberar o meia Lucas Santos e Gabriel Pec para adquirir experiência em outros clubes na sequência da temporada.

A carreira de Toko Filipe

Nascido em Luanda, na Angola, Toko Filipe Batucissa António desembarcou no Vasco através de um intercâmbio junto ao Louletano, de Portugal. Após se aprovado pela diretoria, o jogador de 21 anos foi incorporado ao elenco principal.

Revelado pela Académia de Futebol de Angola, AFA, o atacante surgiu como grande revelação do futebol africano em 2014. Afinal, ele se destacava pela velocidade, habilidade, agilidade e precisão nas finalizações.

Em junho de 2019, Toko se transferiu para o futebol português. Contratado pelo Louletano, ele chegou no clube junto com outros três angolanos. João Mucuia e Yuri André seguem no clube de Loulé. Já Adriano Lussivica defende atualmente no Fluminense.

Sair da versão mobile