Vitória do Fortaleza empurra o Vasco para a zona de rebaixamento
O futebol e as suas reviravoltas. Na noite desta quinta-feira (21), no Castelão, o Fortaleza encarou o time alternativo do Santos e venceu por 2 a 0. Só que o Peixe tinha um torcedor exclusivo, que, aliás, dependia dele: o Vasco. Mas o pior (para o Cruzmaltino) aconteceu. E o clube de São Januário ‘acordou’ na zona de rebaixamento, na 17ª posição.
Divulgação/CR Vasco da Gama
Com os três pontos conquistados pelos cearenses, time de Vanderlei Luxemburgo terminou a 31ª rodada do Campeonato Brasileiro abrindo o Z-4
Explica-se: o Tricolor de Aço tinha 32 pontos até o início da rodada, mesma pontuação do Gigante da Colina. Porém, na quarta-feira (20), os comandados de Vanderlei Luxemburgo foram goleados pelo Bragantino, em Bragança Paulista. Para piorar, o Bahia também venceu na rodada e chegou aos mesmos 32 pontos, mas com uma vitória a mais.
Dessa forma, o cenário ficou totalmente desfavorável para o Vasco, que não dependia mais de si na 31ª rodada do Brasileirão. Então, os olhos marejados dos vascaínos se voltaram para o clube da Vila Belmiro. No entanto, o técnico Cuca já havia revelado que usaria os reservas diante do Fortaleza, no Castelão.
A rodada acabou sendo tenebrosa para os cariocas. O Leão do Pici não tomou conhecimento do Santos e abriu o caminho para fora do descenso com Juninho, de pênalti, e Wellington Paulista. Os critérios de desempate colocavam o Tricolor no Z-4. Agora, a pontuação dá um respiro de três pontos.
Respiro esse que o Cruzmaltino não parece ter. As tantas derrotas num mesmo meio de semana elevaram as chances de rebaixamento do clube. Segundo o site “Infobola”, do matemático Tristão Garcia, o risco de queda do Vasco após a 31ª rodada do Campeonato Brasileiro é de 31%.
E o próximo compromisso do elenco vascaíno não é dos mais fáceis. No sábado (23), às 21h, recebe em São Januário o Atlético-MG, que briga pelo título da competição.

