Conmebol é multada em R$ 14 mil por aglomeração registrada na final da Libertadores
Acúmulo de torcedores no Maracanã rendeu punição para a Conmebol
Reprodução
Segundo o “GE“, a Conmebol foi multada em R$ 14 mil por conta da aglomeração registrada na final da Libertadores. Com o público liberado no Maracanã, torcedores se reuniram em um mesmo setor do estádio, algo que rendeu punição por parte do Instituto de Vigilância Sanitária, que avaliou uma infração no Art. 30 inciso XXV do Decreto 45585 de 27 dezembro de 2018.
Apesar da Conmebol ter exigido um exame PCR negativo de Covid-19, feito 96 horas antes do jogo, a multa ainda foi aplicada. Durante o duelo, o sistema de som do Maracanã pediu para que não houvesse aglomeração nas arquibancadas. Além disso, o espaço entre as cadeiras não foi respeitado.
Em campo, #Palmeiras e #SantosFC decidiram o título da Libertadores 2020 da Conmebol
Reflexão:
Nas arquibancadas do #Maracanã “apesar da pandemia”, a quebra de protocolos de saúde:
– distanciamento social zero, aglomeração sem máscaras, e “Autoridades” que exigem mas não ficam em casa. ? pic.twitter.com/vQqyd2uYd2— ⚽️Leandro Quesada (@leandroquesada) January 31, 2021
Vale lembrar que um decreto do Governo do Rio de Janeiro autorizou a presença de até 5 mil pessoas no Maracanã. No entanto, uma série de regras foi imposta, já que o risco de contaminação era bastante grande. No entanto, nem todas as recomendações foram seguidas.
- Apresentação de exame do tipo PCR, com resultado negativo e material coletado no prazo máximo de cinco dias da data da partida para obtenção de credencial de acesso;
- Checagem de temperatura corporal e da identidade em conformidade com a credencial para acesso ao estádio;
- Uso de máscara de proteção obrigatório, durante todo o tempo de permanência no perímetro interno e externo do estádio;
- Estrita observância do setor/espaço determinado na credencial para a permanência no estádio, conforme estabelecido pela organizadora.

