Botafogo emite nota contra volta de público nos estádios
Possibilidade de retorno de torcidas no Carioca causou manifestações contrárias de clubes; Glorioso publicou nota contra volta
Uma notícia publicada nesta semana indicaria a possibilidade de que o Campeonato Carioca poderia ‘testar’ uma volta de público aos estádios movimentou os clubes neste fim de semana. E a ampla maioria, como o Botafogo vem se posicionando contra tal retorno no momento mais duro da pandemia da Covid-19 no Brasil.
Um nota publicada pelo Fogão neste sábado (6) afirma a posição do clube contrária de retomar a presença de torcedores nos estádios. A publicação do alvinegro indica que a equipe tem adotado protocolos de segurança e disponibilizado o estádio Nilton Santos como posto de vacinação contra o coronavírus.
O Botafogo de Futebol e Regatas reafirma o seu posicionamento de contrariedade ao retorno de torcedores aos estádios de futebol e reitera a sua postura publicamente conhecida desde o início da proliferação da COVID-19.
— Botafogo F.R. (@Botafogo) March 6, 2021
Não por acaso, um dos pontos estratégicos de vacinação do Rio de Janeiro é o Estádio Nilton Santos, onde o Botafogo cumpre o seu dever social oferecendo as instalações à Secretaria Municipal de Saúde na campanha de imunização.
— Botafogo F.R. (@Botafogo) March 6, 2021
O Nilton Santos é pioneiro em adotar protocolos específicos de segurança, ressaltando a importância dos métodos de prevenção.
— Botafogo F.R. (@Botafogo) March 6, 2021
A nota vê como ‘surpreendente’ o fato de que o tema de retorna das torcidas aos estádios tenha voltado após dias de recordes de mortes no Brasil e vários estados e regiões endurecendo medidas de restrições contra a disseminação da Covid e de cepas mais transmissíveis, com a P1, a chamada ‘variante de Manaus’ por ter sua origem na capital amazonense.
No atual estágio da pandemia, caracterizada por uma crise sanitária permanente e no contexto de recorde diários de mortes, com perspectivas sólidas de piora no cenário, surpreende que o tema tenha novamente retornado à baila.
— Botafogo F.R. (@Botafogo) March 6, 2021
O Presidente Durcesio Mello, em contato com a CBF e a FERJ, manifestou, novamente, a sua preocupação com o nível da crise sanitária e externou a importância dos máximos cuidados para preservar a comunidade de atletas,
— Botafogo F.R. (@Botafogo) March 6, 2021
comissão técnica, funcionários e familiares diretamente impactados pelas atividades envolvendo a prática esportiva.
— Botafogo F.R. (@Botafogo) March 6, 2021
O Botafogo aproveita para enviar uma mensagem pública para que todos reforcem os cuidados com a saúde e intensifiquem os hábitos de prevenção conforme orientado pelos órgãos competentes.
— Botafogo F.R. (@Botafogo) March 6, 2021
A notícia, publicada no jornal O Globo, indica que jogos do Carioca, a começar pelo Fla-Flu, poderiam receber ‘testes de disciplina’ , nas quais números limitados de pessoas poderiam ir aos jogos. Tal medida foi discutida pela Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) e os clubes.
Além do Botafogo, Vasco e Fluminense também se posicionaram contra a possibilidade de volta de torcedores aos estádios. O Flamengo preferiu não emitir posicionamento público.
LEIA MAIS
(Foto: Satiro Sodré/SSPress/Botafogo.)

