Brasil define seleções e viaja para Copa América Sub-16 no México
Equipes masculina e feminina disputam torneios na próxima semana
Seleção masculina antes da viagem para o México - Foto: CBB
O futuro do basquete brasileiro, ou pelo menos parte dele, estará em quadra na semana que vem, no México. As seleções masculina e feminina disputam a Copa América Sub-16. O torneio dos garotos será na cidade de Xalapa; o das meninas, em Guanajuato.
As duas cidades são separadas por cerca de 600 km, mas os torneios têm formato semelhante e serão jogados simultaneamente na semana que vem, de segunda (23) a domingo (29).
São dois grupos de quatro seleções, numa fase inicial que serve só para ranqueamento. Depois, mata-mata com quartas de final, semifinais e final. Os quatro semifinalistas se classificam para a Copa do Mundo Sub-17, no ano que vem.
Torneio feminino

O Brasil está no Grupo A, ao lado de Costa Rica, Porto Rico e Canadá – adversário da estreia, na segunda-feira. A outra chave tem Argentina, Estados Unidos, México e Chile.
A seleção treinada pelo técnico Dyego Maranini leva algumas jogadoras com experiência internacional. Ele mesmo comandou o time que conquistou o título do Sul-Americano sub-14, em 2019, disputado no Equador.
Uma das convocadas é a armadora Aaliyah Janae Guyton, que mora nos Estados Unidos e tem dupla cidadania. Ela é filha da ex-armadora Adrianinha, que está na comissão técnica da equipe, com o ex-jogador norte-americano A. J. Guyton, que teve rápida passagem pela NBA.
Torneio masculino
A seleção masculina sub-16 é comandada pela técnica Thelma Tavernari e está no Grupo A, ao lado Argentina, Canadá e México. A Chave B ficou com Porto Rico, Chile, Estados Unidos e República Dominicana. A estreia do Brasil será contra os donos da casa.
A seleção masculina também tem DNA de craque. Um dos armadores é Du Klafke, que treina em Franca e é filho de Rogério Klafke, que foi ala da seleção brasileiro nos anos 1990.
LEIA MAIS:
Basquete 3×3 do Brasil se prepara para Copa do Mundo sub-18
Jogador da NBA salva filho de 2 anos de afogamento e desabafa: “O pior pesadelo de um pai”; assista

