Clubes estudam novo formato para Superliga com duas possíbilidades
Após ser vetada pela UEFA Juventus, Barcelona e Real Madrid estudam novo formato para Superliga
Divulgação/Pixabay
A Superliga, foi um projeto de competição europeia, com os maiores clubes do continente. Confirmados eram Arsenal, Chelsea, Liverpool, Manchester City, Manchester United e Tottenham; Atlético de Madrid, Barcelona e Real Madrid; e Inter de Milão, Juventus e Milan. Entretanto o torneio teve de ser cancelado em meio a muitas polêmicas.
A UEFA de imediato ameaçou tanto os clubes quanto os jogadores. Em um comunicado a entidade ameaçou banir os clubes participantes tanto de competições locais quanto continentais, e os jogadores que atuassem pelos seus clubes seriam proibidos de atuar pelas suas seleções. Neste contexto a Superliga foi cancelada em menos de 48 horas.
Entretanto, um novo formato para a superliga está sendo planejado. Vamos entender quais são as mudanças.
O novo formato da Superliga
Ainda não se sabe muito a respeito com relação aos participantes uma vez que os únicos clubes que não debandaram foram Barcelona, Juventus e Real Madrid. Os outros nove clube foram debandando após a proibição da UEFA.
A notícia foi publicada primeiramente pela revista alemã Der Spiegel, o novo formato para a Superliga ficaria da seguinte forma com dois cenários possíveis:
- No primeiro cenário: Três clubes seriam despromovidos a uma Superliga2, com duas equipas daí promovidas mais uma convidada;
- No segundo cenário: haveria uma situação muito semelhante à Liga dos Campeões, com as equipas a chegar à Superliga2 qualificando-se de acordo com os resultados nas ligas domésticas – assim esta Superliga estaria sempre a mudar.
Até o momento a UEFA não se manifestou a respeito. Mas levando em consideração as críticas da época o mais provável que o segundo cenário seja mais aceito por clubes e jogadores.
Ainda não se sabe ao certo qual será o critério para a qualificação no segundo cenário, ou quem seriam as equipes participantes num primeiro cenário.

