Será que você acerta o placar Apostar na Betano PUBLICIDADE

Home Esportes Olímpicos Paralimpíadas: “Vou pisar mais forte”, avisa Thiago Paulino após protesto

Paralimpíadas: “Vou pisar mais forte”, avisa Thiago Paulino após protesto

Thiago Paulino escreveu nota em suas redes sociais para reclamar de decisão que lhe tirou o ouro

Por Fernando Cesarotti em 04/09/2021 11:48 - Atualizado há 3 anos

Thiago dos Santos Paulino protesta no pódio ao receber a medalha de bronze no arremesso de peso F57 nas Paralimpíadas de Tóquio-2020. Ele é um homem negro, forte, que veste casaco amarelo com detalhes em verde e azul. Ele segura a medalha de bronze com a mão esquerda, e com a mão direita faz sinais de negativo com os dedos. Ele foi desclassificado da prova depois de uma apelação da China e perdeu a medalha de ouro, dizendo que “foi um golpe” e que “vai pisar mais forte” em cima dos que o atacam.

Thiago Paulino não engoliu a punição que o deixou com a medalha de bronze no arremesso de peso F57 nas Paralimpíadas de Tóquio-2020. Ele venceu a prova, mas teve anulados seus dois melhores lançamentos e caiu para o terceiro lugar.

“Como nada em minha vida nunca foi fácil, mais uma vez levei um golpe e muito forte”, escreveu em seu Instagram. “Não é fácil, a pancada foi muito forte, mas em respeito a todos vocês que torceram muito por mim e todos que me apoiam, vou continuar na caminhada, pisando ainda mais forte.”

Entenda o caso

Thiago venceu a prova com a marca de 15,10m, mas seus dois melhores arremessos (o outro foi de 15,05m) foram invalidados após protesto da delegação chinesa. A organização da prova aceitou o protesto, a despeito das queixas do Comitê Paralímpico Brasileiro.

O único arremesso validado de Thiago foi o primeiro, de 14,77m, suficiente para lhe dar o bronze. O ouro ficou com o chinês Guishan Wu, com15,00m. A prata foi para o outro brasileiro da prova, Marco Aurélio Borges, com 14,85m.

Segundo os chineses, o brasileiro teria se levantado da cadeira nos melhores arremessos. O Brasil apresentou imagens dos arremessos de Thiago em que não havia indício de infração. Os representantes do Comitê Paralímpico Internacional alegaram que um vídeo de outro ângulo mostra a irregularidade, mas não mostraram tal vídeo.

Na página da prova no site dos Jogos Paralímpicos Thiago aparece com a punição por infração à regra 2.13.5. Essa punição é disciplinar, por “conduta imprópria e antidesportiva”, mas prevê apenas advertência, não desclassificação ou exclusão de arremessos válidos.

LEIA MAIS:

BRASIL PENTA! Gol de Nonato garante quinto ouro paralímpico no futebol de 5

Dobradinha! Brasil é prata e bronze nos 400m T47 do atletismo em Tóquio

Com nove corridas e duas pratas, Thalita diz que corpo está ‘pedindo misericórdia’

É BRONZE! Brasil despacha o Canadá e vai ao pódio no vôlei sentado feminino

É PRATA! Giovane Vieira leva mais uma medalha para canoagem do Brasil nas Paralimpíadas 

Exit mobile version