COI condena Rússia por guerra contra Ucrânia e quebra de Trégua Olímpica de paz; entenda
País liderado por Vladimir Putin deu início nesta madrugada a uma ofensiva militar contra a Ucrânia. Mísseis foram registrados em diversas cidades
Reprodução / Instagram olympics
O COI (Comitê Olímpico Internacional) utilizou o acordo internacional de Trégua Olímpica como argumento para condenar os ataques da Rússia contra a Ucrânia hoje (24). Em nota, a entidade, representada pelo alemão Thomas Bach reforçou seus pedidos pela paz registrados nas aberturas de cada Jogos.
O pacto mencionado pelo COI é recente e foi formado em uma Reunião Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) em dezembro do ano passado. Nela, ficou definido que todos os 193 país-membro concordariam em manter o período entre o começo das Olimpíadas e o fim das Paralimpíadas sem conflitos entre si.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJUNWJpV2IzaCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
Atualmente, a bandeira da entidade organizadora é vista em Pequim, na China, sede dos Jogos de Inverno deste ano. A edição para pessoas sem deficiência teve início no dia 4 de fevereiro e se encerrou no dia 20, com uma cerimônia que celebrou a união entre os povos. Já os eventos Paralímpicos estão marcados para acontecer entre 4 e 13 de março.
O COI também aproveitou para demonstrar sua preocupação com a comunidade olímpica presente na Ucrânia. Segundo o comunicado, eles vão passar a monitorar de perto a situação do país e se comprometeram a fornecer assistência humanitária a esses atletas em situação de risco provocada pela guerra.
IOC strongly condemns the breach of the Olympic Trucehttps://t.co/nDqGh7PIxR
— IOC MEDIA (@iocmedia) February 24, 2022
Confira trecho do comunicado:
“O COI (Comitê Olímpico Internacional) condena fortemente a quebra da Trégua Olímpica pelo governo da Rússia. A resolução da ONU foi adotada durante Assembléia Geral em dezembro de 2021 e foi um consenso de todas os 193 países-membro da ONU. A Trégua Olímpica começou sete dias antes do começo dos Jogos Olímpicos, em 4 de fevereiro de 2022, e acabará sete dias depois do fim dos Jogos Paralímpicos.
Hoje, o presidente do COI Thomas Bach reitera o seu chamado pela paz, expressado em falas nas Cerimônias de Abertura e Encerramento dos Jogos Olímpicos.”
A guerra entre Rússia e Ucrânia
A Rússia iniciou nesta madrugada uma ofensiva em direção a várias cidades da Ucrânia para a tomada dessas regiões estratégicas. Apesar dos esforços diplomático do mundo todo, o presidente Vladimir Putin se mostrou irredutível e anunciou que quem interferir no confronto sofrerá “consequências jamais vistas na história”.
Os bombardeios que se estendem por boa parte do território ucraniano já fizeram 40 vítimas fatais, dentre eles civis e combatentes.

