Home Extracampo Conheça David Neres, jogador que está isolado na Ucrânia

Conheça David Neres, jogador que está isolado na Ucrânia

Atleta postou vídeo sobre a situação de outros jogadores depois da invasão da Rússia

Por Naiara Ashaia em 25/02/2022 11:43 - Atualizado há 3 meses

 

Os brasileiros acordaram ontem, 24, com uma notícia assustadora: a Rússia ampliou a ocupação na Ucrânia e se aproximava da capital, Kiev. Nesse meio tempo, um vídeo divulgado pelos atletas que estão no país do leste europeu pedia que o governo do Brasil os ajudasse a deixar o território ucraniano. Um deles era David Neres.

Conheça David Neres

Neres foi destaque nas categorias de base do São Paulo. Foto: Por Rubens Chiri / saopaulofc.net

Nascido em 3 de março de 1997, David Neres Campos é paulistano e começou a carreira cedo. Ele tinha apenas 10 anos quando pisou pela primeira vez no campo de Cotia, o Centro de Treinamento do São Paulo Futebol Clube. 

Atacante canhoto, David Neres foi destaque nas categorias de base do tricolor, principalmente no Sub-20 de 2015, a equipe multicampeã. Ao lado de Lucas Fernandes e Luiz Araújo, conquistou a Libertadores, Copa do Brasil, Copa Ouro e Copa RS. 

Além disso, foi o atleta que mais atuou pelo São Paulo naquele ano, em 63 dos 66 jogos. Neres também foi o jogador com mais assistências, com 19 passes, e o vice-artilheiro da categoria, com 24 gols. Ao todo, contabiliza 111 jogos e 42 gols.

Os números e atuações deram a Neres a possibilidade de jogar no time principal. Entretanto, em março de 2016, o jovem precisou passar por uma cirurgia no ombro. Mas, não demorou muito para o atacante ir para o profissional.

A estreia no profissional

Em 17 de outubro de 2016, Ricardo Gomes, então técnico do tricolor, colocou Neres em campo. Apesar do nervosismo e do São Paulo estar atrás do placar, as assistências, sua marca registrada, apareceram logo. Foram dois bons cruzamentos, que logo encantaram a diretoria.

Outra característica é a personalidade. David Neres é conhecido por ter toques precisos e não se abater frente aos zagueiros. Foi assim que ele marcou seu primeiro gol no profissional na sua segunda partida, em 22 de outubro de 2016.

Foram oito jogos pelo profissional, com três gols. Um deles foi no clássico contra o Corinthians em 5 de novembro de 2016. Com isso, o jogador caiu nas graças da torcida.

Logo Neres chamou a atenção de cartolas de times europeus. Em janeiro de 2017, a equipe holandesa Ajax fez a proposta para levar o jogador à Europa. A transferência custou 20 milhões de euros.

Neres na Europa

Neres quebrou o tabu de brasileiros no Ajax. Foto: Dean Mouhtaropoulos/Getty Images

David Neres chegou como uma das contratações mais caras da história do Ajax. Com muitas expectativas, o time holandês tentava quebrar o histórico ruim com jogadores brasileiros, já que poucos fizeram sucesso ali.

No início, o atacante integrou o elenco da equipe B do Ajax. Mas não demorou muito para  mostrar bom desempenho, rapidez, qualidade no meio de campo e gols. Logo ganhou sua chance de ser titular. 

A equipe era ofensiva e isso favoreceu as características de Neres. Além disso, no extra-campo, o atleta aprendeu inglês e comprou uma casa, se estabelecendo na Holanda.

Depois de passar boa parte do ano de 2020 lesionado, David Neres voltou ao time no dia 22 de novembro. Já no retorno, marcou um gol. 

Com a chegada de Antony no Ajax e o bom início de temporada do atleta, Neres começou a perder espaço. Assim, no dia 12 de janeiro de 2022, foi vendido à equipe ucraniana do Shakhtar Donetsk. 

A transferência custou 15 milhões de euros, sendo que 3% do valor foi destinado ao São Paulo, graças ao mecanismo de solidariedade da FIFA. Com isso, o São Paulo recebeu o equivalente a 2,85 milhões de reais.

Invasão na Ucrânia

Após a invasão da Ucrânia pela Rússia, jogadores do Shakhtar Donetsk e do Dínamo Kiev pediram ajuda ao governo brasileiro para sair do país. Os 14 atletas, juntamente com suas famílias, estão isolados em um hotel em Kiev.

Segundo Carlos Belmonte, diretor de futebol do São Paulo, o clube entrou em contato com David Neres. A tentativa é repatriar o atleta e encaminhar seu retorno ao Morumbi. Apesar de não ter recursos para a contratação, o tricolor se esforça para trazer o atleta para o Brasil de alguma forma.

O São Paulo também enviou um ofício ao Itamaraty. No texto, o tricolor pede ao ministério que faça todos os esforços para repatriar os jogadores e seus familiares. O clube também se colocou à disposição para reforçar ações humanitárias e colaborar com o resgate.

Exit mobile version