Fifa define arbitragem para final do Mundial de Clubes entre Chelsea x Palmeiras
Final do Mundial será apitada pelo mesmo árbitro que apitou a decisão olímpica em Tóquio, entre Brasil x Espanha
Divulgação/Fifa
A Fifa anunciou nesta quinta-feira (10) a escala de arbitragem para a final do Mundial de Clubes, que será disputada entre Chelsea x Palmeiras neste sábado (12), em Abu Dhabi. O nome escolhido pela entidade para apitar o jogo é o do australiano Chris Beath, que em agosto do ano passado apitou a final nos Jogos Olímpicos de Tóquio entre Brasil e Espanha, vencida pela seleção brasileira.
Os assistentes escolhidos para o jogo são Anton Shchetinin e Ashley Beecham, ambos também da Austrália. O quarto árbitro, por sua vez, é o argelino Mustapha Ghorbal.
Referee designations FIFA #ClubWC UAE 2021™ – FINAL- 12 February 2022 – Mohamed Bin Zayed Stadium, Abu Dhabi@ChelseaFC ? @Palmeiras
Referee: Chris BEATH ??
AR 1: Anton SHCHETININ ??
AR 2: Ashley BEECHAM ??
4th: Mustapha GHORBAL ??
RAR: Abdelhak ETCHIALI ??#Football pic.twitter.com/g6VA9K7pw7— FIFA Media (@fifamedia) February 10, 2022
No Mundial de Clubes que está sendo disputado em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, a Fifa está aproveitando para testar uma nova tecnologia para identificar lances de impedimentos com mais agilidade, também conhecida como ‘árbitro-robô’. O processo é feito através da utilização de imagens captadas por diversas câmeras instaladas no alto do estádio, que promete identificar com mais precisão a posição do atleta em relação à linha do impedimento no momento em que a bola é lançada.
De acordo com a Fifa, a tecnologia é capaz de coletar dados de até 29 pontos no corpo de cada jogador 50 vezes por segundo. O material coletado é enviado diretamente para a sala do VAR caso seja identificado alguma irregularidade, e é o árbitro de vídeo que decidirá se a informação será ou não utilizada.
Foi com o auxílio dessa tecnologia que o gol marcado pelo Al-Ahly na semifinal do Mundial de Clubes contra o Palmeiras foi anulado. O assistente não havia assinalado nenhuma irregularidade no lance, mas o VAR corrigiu a decisão.
Se a nova tecnologia tiver um retorno positivo, ela será levada para aprovação formal na International Football Association Board (IFAB), em março. Caso seja aprovada, a ideia é colocar o ‘árbitro-robô’ em prática já na disputa da Copa do Mundo, no Catar, em novembro.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiI0UXQ1bng4ViIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
Classificado à final do Mundial, o Palmeiras irá enfrentar o Chelsea em decisão que será disputada neste sábado (12), às 13h30 (de Brasília), no Estádio Mohammed Bin Zayed. Vale lembrar que o Palmeiras eliminou o Al-Ahly com uma vitória por 2 a 0, com gols de Raphael Veiga e Dudu. O time inglês, por sua vez, superou o Al-Hilal por 1 a 0, com gol de Romelu Lukaku.

