Home Futebol Fifa discutirá mudanças no impedimento e substituições em reunião

Fifa discutirá mudanças no impedimento e substituições em reunião

Fifa e Ifab poderão promover mudanças no futebol para o futuro; goleiros pênaltis também serão discutidos

Por Victor Martins em 04/02/2022 17:19 - Atualizado há 4 anos

Divulgação/Twitter Oficial IFAB

Mais uma vez as regras do futebol poderão sofrer mudanças. A Fifa e a International Board (Ifab) irão discutir algumas alterações em partes do desenvolvimento do jogo em reunião marcada para o dia 3 de março. A informação é do Uol Esporte.

Neste encontro, três tópicos deverão ser discutidos entre os membros de ambas as entidades: o número de substituições, o posicionamento dos goleiro durante as cobranças e também  a novidade do chamado ‘impedimento semiautomático’.

Testado na Copa Árabe e agora no Mundial de Clubes, o chamado ‘impedimento semiautomático’ é um modelo de uso de câmeras que serão usadas para ajudar o VAR na marcação de lances de irregularidades, determinando o posicionamento dos atletas em tais jogadas e sinalizando de forma rápida as marcações. A novidade e seus impactos nas duas competições serão discutidas em relatório da Fifa, que poderá ou não implementar (em caso de avaliação positiva destes testes) tal novidade em suas competições.

Outra alteração que Fifa e Ifab devem discutir é a manutenção da alteração da regra das substituições. Mudada em 2020 por causa da Covid-19, o número de alterações das equipes foi de três para cinco. Embora algumas ligas como a Premier League já voltaram ao número original de mudanças, a discussão da mudança permanente da regra será definido na reunião.

Além destes dois pontos, outro que também merecerá avaliação das entidades é o sobre os goleiros em cobrança de pênaltis. Neste caso, a obrigação dos arqueiros terem apenas um pé em cima da linha do gol na hora em que a penalidade é batida. Seria discutido se será liberado para que estes possam colocar o outro pé atrás da linha  e proibir que os dois pés estejam antes da linha.

Exit mobile version