Fifa toma decisão e plano prejudica Palmeiras sobre Mundial de Clubes; entenda
Última edição do Mundial teve Verdão caindo para o Chelsea em Abu Dhabi neste mês
Fabio Menotti - Divulgação
Responsável por reger o futebol na escala global, a Fifa fixou uma posição não tão positiva para o Palmeiras acerca do formato do próximo Mundial de Clubes. De acordo com informações do jornalista Marcel Rizzo, do UOL Esporte, a entidade voltou a incluir no seu orçamento a competição no formato atual, com sete participantes ao menos até 2023.
No cenário anterior, a competição nestes moldes havia desaparecido do cronograma da Fifa, e havia a expectativa da implantação do Mundial com 24 participantes. Na situação com um volume maior de integrantes, a competição já poderia contar com o Palmeiras de forma automática, uma vez que o critério de classificação poderia levar em conta os títulos da Libertadores das últimas temporadas. Nas duas decisões mais recentes, o time de Abel Ferreira se sagrou campeão, contra Santos e Flamengo.
Para participar da próxima edição do Mundial, que só deve ocorrer em 2023, o Palmeiras terá que faturar o título da Libertadores novamente. Ainda segundo Rizzo, a Fifa estuda ter um gasto de até US$ 20 milhões (R$ 100 milhões) com a organização do Mundial com sete participantes. Além do país sede, outros seis times vencedores em seus respectivos continentes vão para a disputa. Isso vale para as duas seguintes edições do torneio.
Ao que tudo indica, em função da Copa do Mundo e do calendário apertado, que o Mundial de 2022 seja disputado em fevereiro de 2023. Já a edição de 2023 pode ser realizada no final do próximo ano.
Já em 2024, a Fifa tentará tirar do papel a ideia do Mundial com 24 participantes, que contaria com cerca de oito times europeus, além de seis sul-americanos, mas sendo disputado apenas de quatro em quatro anos.
Sexta-feira de treino e início de preparação para o próximo jogo! ??
Confira completo na TV Palmeiras/FAM ➤ https://t.co/kLEiKfwF7y #AvantiPalestra pic.twitter.com/DUVDBCEpMr
— SE Palmeiras (@Palmeiras) February 25, 2022

