Home Automobilismo Fórmula 1: Mercedes e Ferrari estão com problemas nas retas? Entenda

Fórmula 1: Mercedes e Ferrari estão com problemas nas retas? Entenda

Equipes rivais comentaram sobre as primeiras dificuldades encontradas durante os testes iniciais da pré-temporada de 2022 da F1

Por Álvaro Logullo Neto em 24/02/2022 14:19 - Atualizado há 1 mês

Ferrari e Mercedes vão rivalizar na F1 em 2022?
XPB Images

Quase tudo mudou para o mundial de 2022 da Fórmula 1, e isso muita gente já sabe. Diante de um novo panorama da categoria, contudo, as equipes ainda buscam entender exatamente quais são as alterações mais relevantes.

Nessa esteira, Mercedes e Ferrari se pronunciaram sobre uma dificuldade, em comum, que surgiu nos primeiros testes da temporada. Vale lembrar que, desde ontem (23), as escuderias estão levando seus carros à pista da Catalunha para tirarem suas primeiras impressões a respeito do desempenho dos carros.

Mas, ao menos por enquanto, as retas parecem ser uma dor de cabeça concreta das duas escuderias. Mattia Binotto, chefe de equipe da Ferrari, e Andrew Shovlin, engenheiro da Mercedes F1 falaram sobre este mesmo assunto, durante coletivas de imprensa na Catalunha.

“Acho que todas as equipes subestimaram o deslocamento do ar nas retas. Resolver o problema não é tão difícil. No entanto, não perder desempenho e manter a aerodinâmica eficiente é a parte complicada”, revelou Binotto.

Já Shovlin trouxe uma perspectiva distinta, mas que alerta, também, para um receio: “Dificilmente ocorre no vácuo. É bem ruim quando o carro está balançando e completamente ao vento. Torna-se, portanto, difícil ultrapassar. Seria uma pena se o objetivo de facilitar as ultrapassagens não fosse alcançado”, disparou o engenheiro da Mercedes.

Testes seguem na Fórmula 1

Enfim, as escuderias ainda tem tempo para encontrar soluções. A temporada da F1 começa em 20 de março, no GP do Bahrein, onde os pilotos terão mais três dias de testes cerca de uma semana antes (entre 10 e 12 de março).

A Fórmula 1 promete uma temporada mais nivelada entre as equipes e com muitas ultrapassagens. No entanto, na pré-temporada ainda é difícil notar se tais objetivos serão alcançados. Por enquanto, os construtores estão focados na coleta de dados sem, necessariamente, entregar o melhor desempenho possível nos circuitos.

Embora pouco já tenha sido notado, a Ferrari parece estar forte, a ponto de, quem sabe, rivalizar com a Mercedes. O próprio Lewis Hamilton, aliás, tocou neste assunto. O britânico observou o novo carro da escuderia italiana e especulou sobre os avanços: “Talvez a Ferrari tenha colocado tudo no carro deste ano”, cravou o heptacampeão”.

Será mesmo?

Exit mobile version