Fórmula 1 pode ter piloto brasileiro em 2022; saiba como
Pietro Fitipaldi pode representar o Brasil na próxima edição de Fórmula 1
Divulgação/Red Bull Content Pool
A invasão russa em território ucraniano pode ter impacto direto na Fórmula 1. Não só por causa de um possível cancelamento do Grande Prêmio da Rússia, marcado para o dia 25 de setembro, em Sochi, mas pela lista de pilotos que vão disputar algumas corridas da temporada 2022 do principal torneio de automobilismo do mundo.
Nesta quinta-feira (24), a escuderia Haas confirmou que o piloto russo Nikita Mazepin vai seguir correndo pela equipe, ao lado do alemão Mick Schumacher.
No entanto, Mazepin pode enfrentar problemas para entrar em alguns países que vão sediar corridas da Fórmula 1. Nesse sentido, o brasileiro Pietro Fitipaldi pode herdar a vaga, uma vez que é o reserva imediato da montadora.
Por ora, o russo trabalha normalmente. Ele faz a pré-temporada em Barcelona e completou 34 voltas em 45 minutos, no segundo dia de treinamento.
“A Haas apresentará seu VF-22 em uma pintura totalmente branca, sem a marca da Uralkali, para o terceiro e último dia de testes no Circuito de Barcelona-Catalunha em 25 de fevereiro. Nikita Mazepin pilotará como o planejado na sessão matinal, com Mick Schumacher assumindo na tarde. Nenhum comentário adicional será feito neste momento, considerando os acordos dos patrocinadores”, declarou a Haas, em nota.
Into the final 45 minutes of running on Day 2 in Barcelona.
Nikita has clocked up 34 laps so far.#HaasF1 pic.twitter.com/T9cl12VeSX
— Haas F1 Team (@HaasF1Team) February 24, 2022
The damaged fuel pump has been repaired and Nikita returns to track, with 100 mins left to run today. #HaasF1 pic.twitter.com/r9RkAwaOIJ
— MoneyGram Haas F1 Team (@HaasF1Team) February 24, 2022
Nikita is in the car this afternoon but he's had to stop out on track after nine laps.
The session is Red Flagged 🚩#HaasF1 pic.twitter.com/tz75oSr4B2
— MoneyGram Haas F1 Team (@HaasF1Team) February 24, 2022
Haas retira bandeira da Rússia e patrocinador
Além das imagens dos treinos, a escuderia confirmou que fez alterações no carro. Uma foto publicada mostra que a montadora da Fórmula 1 retirou a bandeira da Rússia e o patrocinador Uralkali.
— MoneyGram Haas F1 Team (@HaasF1Team) February 25, 2022
Campeão da Fórmula 1 descarta correr na Rússia
Tetracampeão do torneio, Sebastian Vettel descartou participar do Grande Prêmio da Rússia. “É horrível ver o que está acontecendo”, lamentou.
“Se você olhar para o calendário, temos uma corrida marcada na Rússia. Falo por mim: eu não devo ir e eu não irei. É errado correr lá”, completou o alemão.
O evento está marcado para ocorrer no dia 25 de setembro, às 8h, no horário de Brasília. Esta é a 17ª corrida prevista para a temporada. Ao todo, a Fórmula 1 vai ter 23 provas, em 2022.

