John Textor promove mudanças no futebol do Botafogo; confira quais
Ex-dirigente de Vasco, Santos e Cruzeiro será responsável por comandar futebol do Glorioso, com atual dono da função sendo movido para trabalhar com a base
Vitor Silva/Botafogo.
Enquanto ainda não vire dono ‘oficial’ do futebol do Botafogo, John Textor vai moldando como deseja que o departamento seja dirigido com a SAF definitivamente em funcionamento. Na última quinta-feira (10), o empresário anunciou mudanças na direção do clube.
Em postagens no Twitter replicadas pelo perfil do Glorioso, foi anunciado que a direção do futebol do clube ficará à cargo de André Mazzuco. Dirigente com passagens recentes por Vasco, Santos e Cruzeiro, Mazzuco assumirá a direção-executiva do futebol. Juntamente com ele, Textor anunciou que Alessandro Brito, este vindo do Atlético-MG, que será analista de mercado e chefe do departamento de ‘scouting’ da SAF botafoguense.
Please welcome to @Botafogo André Mazzuco (formerly Santos, Cruzeiro, Vasco, and Paraná) as our new Executive Director of Football, joined by his close friend Alessandro Brito (formerly of Atlético-MG) as Head of Scouting, Intelligence and Analysis. Two great men, ready to work!
— John Textor (@JohnTextor) February 11, 2022
Ao site oficial do clube, já anunciado, Mazzuco falou sobre a oportunidade de participar do ambicioso projeto de John Textor à frente do Botafogo e que espera cumprir com seu objetivo de ajudar o Fogão na missão de revitalizar seu futebol.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiIwM1lMN285QSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
“Agradeço a esta oportunidade para iniciar o desafio de poder representar esta instituição gigantesca em um projeto modelo no futebol brasileiro. O Botafogo está se reposicionando no mercado do futebol. O Textor, junto com o (CEO) Jorge Braga, estão liderando o projeto e estou muito entusiasmado para iniciarmos este novo projeto e recolcarmos o clube no nível de sua grandeza”, afirmou.
Atual diretor, Freeland irá trabalhar com a base do Botafogo
O atual diretor de futebol é Eduardo Freeland, que deixará o cargo, mas seguirá ocupando funções dentro do clube. Ele será agora responsável pelas categorias de base e deve se reunir com Textor e o presidente Durcesio Mello em Londres para conversar sobre o novo projeto.
I am pleased to announce: Eduardo Freeland has accepted a new position in senior management, working directly with me to develop state-of-the-art Academy facilities for @Botafogo. He will join me in London next week with President Durcesio as we kick-off this Glorious project!
— John Textor (@JohnTextor) February 11, 2022
Enderson pode sair?
As mudanças na condução do futebol botafoguense podem resultar em outra ainda mais drástica: a saída de Enderson Moreira do cargo de treinador. O trabalho do treinador estaria sob avaliação da direção da SAF, segundo o GE, e há a chance de que John Textor decida pela saída do técnico, com a derrota para o Fluminense no clássico sendo mais um passo em direção a isto.

