Será que você acerta o placar Apostar na Betano PUBLICIDADE

Home Futebol Palmeiras: gol histórico vira NFT de patrocinadora do Paulistão e será leiloado

Palmeiras: gol histórico vira NFT de patrocinadora do Paulistão e será leiloado

Um dos grandes momentos da história do Verdão na competição virou peça digital nas mãos de artista especializado em futebol

Por Lucas Ayres em 16/02/2022 11:58 - Atualizado há 2 anos

Palmeiras: gol histórico vira NFT de patrocinadora do Paulistão
Divulgação/Palmeiras

O criptomercado — a área comercial de atuação envolvendo as tecnologias envolvidas com as criptomoedas — chegou com tudo no futebol. Depois da febre dos “fan tokens”, espécie de moeda virtual dos clubes, é a vez das NFTs buscarem seu espaço entre os torcedores e demais fanáticos.

Seguindo a tendência iniciada pelo Atlético-MG, que nos últimos meses lançou uma coleção de NFTs — arte digital “rastreável” que usa a mesma tecnologia de autenticação das criptmoedas, a blockchain — de uniformes clássicos, o Paulistão transformou sua história em arte virtua.

Para isso, a organização contou com a parceria da Binance, patrocinadora do campeonato e que atua na proveção de infraestrutura para a tecnologia do universo cripto. Os dois, ao lado do artista Pedro Nuin — o autor das artes do Galo —, lançaram uma coleção com cinco grandes momentos da competição.

E quem deu a saída da inovação do Paulistão foi o Palmeiras, e com uma efeméride inesquecível: uma ilustração do gol de pênalti de Evair na final da edição de 1993, em que o Verdão bateu o Corinthians e saiu de uma seca de 17 anos sem títulos.

A arte, que conta com um QR Code que leva à uma crônica e uma ficha técnica da partida, foi lançada no último sábado (12), e fica disponível para lances até o dia 19 de fevereiro. Dali em diante, outras NFTs entram em leilão, com os três rivais do Palmeiras — Santos, São Paulo e Corinthians — e o Red Bull Bragantino.

Palmeiras entra de vez no mercado cripto

Além de um marco para o Paulistão, o lançamento da NFT auxilia o Palmeiras em mais um passo dentro do mercado de ativos digitais. Recentemente, em dezembro, o clube entrou na onda dos “fan tokens” e lançou o VERDAO, seu criptoativo nos mesmos moldes dos lançados por Corinthians, Atlético-MG, Flamengo e São Paulo.

Diferentemente de uma moeda, o fan token é mais utilitário do que avaliado. Ele pode ser trocado por experiências, benefícios e outras vantagens exclusivas aos seus detentores, e todos voltados ao clube. As NFTs, aliás, tem incorporado esse tipo de funcionalidade, para agregar valor, é claro.

Sair da versão mobile