Mundial de Clubes: 5 coisas que o Palmeiras precisa ficar de olho no time do Chelsea
Verdão enfrentam os Blues no próximo sábado (12), às 13:30, em Abu Dhabi
Mike Hewit/Getty Images
O mais provável aconteceu, e Palmeiras e Chelsea farão a tão aguardada decisão do Mundial de Clubes da Fifa. Ingleses e brasileiros se enfrentam às 13:30 do próximo sábado (12), no estádio Mohammed Bin Zayed, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.
A partida definirá um campeão inédito do torneio organizado pela entidade máxima do futebol, já que o Verdão foi derrotado pelo Manchester United, em 1999, e a famigerada Copa Rio, de 1951, não foi uma competição feita pela organização (ainda que reconhecida como pioneira), enquanto os Blues foram superados pelo Corinthians, em 2012.
Além de um vencedor, o duelo em si é inédito, já que Palmeiras e Chelsea nunca tiveram a oportunidade de se enfrentar. Pensando nisso, o Torcedores resolveu apresentar um pouco de um para outro, para acelerar os cumprimentos e já termos um bom jogo.
Abaixo, mostramos os Blues para o Verdão a partir de cinco pontos que os ingleses devem ficar de olho durante a decisão de sábado. Confira:
5 coisas que o Palmeiras precisa ficar de olho no time do Chelsea
A ameaça de Lukaku no ataque
Comecemos apresentando ao Palmeiras o que provavelmente será a sua maior ameaça durante a partida: Romelu Lukaku. Se alguém ainda não conhece o belga que ajudou a eliminar a seleção brasileira da Copa do Mundo de 2018, saiba que o centroavante, que foi recontratado pelo Chelsea nesta temporada por € 113 milhões, é dotado de muita técnica e de gestos técnicos muito apurados e precisos.
Para complicar, tem um porte físico “irreal”, sendo alto (1,91m), forte e, ainda assim, muito ágil e veloz. A dificuldade para encontrar um “marcador ideal” para Lukaku pode ser um dos maiores desafios para o Verdão.
A dupla de volantes
Alguns passos para trás de Lukaku e os Blues têm outra ameaça ao Verdão: a dupla de volantes, Kanté e Jorginho, considerados dois dos melhores meio-campistas do mundo. Presentes na seleção ideal do prêmio The Best da Fifa, os dois se combinam em poder de marcação e armação e podem, se não vigiados, dominar completamente a final do Mundial de Clubes.
Thomas Tuchel também pode surpreender o Palmeiras
Se a torcida do Palmeiras aguarda por uma possível “surpresa” de Abel Ferreira na escalação para a decisão, ela também pode se preparar para uma possível mudança de Thomas Tuchel, o técnico do Chelsea. Além de ter um elenco mais numeroso e qualificado que o seu par português, o alemão conta com jogadores muito versáteis e pode mandar à campo uma formação inédita, ainda que com os mesmos jogadores.
Melhor goleiro do mundo pode parar o Palmeiras
Tamanho é a disparidade econômica, e portanto de forças entre Chelsea e Palmeiras, que é possível que este jogador em questão nem seja muito exigido. Mas Mendy, o senegalês campeão da Copa Africana de Nações e eleito o melhor goleiro do mundo pela Fifa pode ser um grande obstáculo para aquele gol salvador que costuma a decidir os jogos para os brasileiros no Mundial de Clubes.
O calendário do Chelsea pode ajudar o Palmeiras
Agora, um ponto o Palmeias não só ficar de olho como ficar otimista em relação ao Chelsea. Claro que, com um elenco numeroso e qualificado, isto pode não fazer diferença nenhuma, mas o calendário dos ingleses está especialmente complicado nestas últimas e nas próximas semanas, e pode diminuir o ritmo físico da equipe durante a partida.
Logo antes de viajar para Abu Dhabi, os Blues enfrentaram um desgastante confronto pela Copa da Liga, que apesar de vencer, precisou jogar uma prorrogação. Na semana seguinte à decisão do Mundial, eles encaram o Crystal Palace, perigoso rival de Londres, pela Premier League (19/02) e na terça seguinte (22/02) o Lille, da França, pela ida das oitavas de final da Champions League 2021-22.

