Rússia é excluída do futebol mundial após decisões de FIFA e UEFA
Rússia não escapou de uma dura decisão tomada em conjunto por FIFA e UEFA e acabou sendo excluída do futebol mundial por tempo indeterminado
FIFA
Em nota oficial conjunta, a FIFA e a UEFA confirmaram nesta segunda-feira (28) que a Rússia está excluída do futebol mundial por tempo indeterminado.
A decisão foi tomada em conjunto após reuniões realizadas em conjunto para decidir novas sanções contra o futebol russo devido a invasão militar comandada por Vladimir Putin em território ucraniano.
Com isso, a Rússia está excluída das Eliminatórias Europeias e consequentemente não disputará a Copa do Mundo FIFA Catar 2022. Além disso, equipes russas em competições continentais também estão expulsas, incluindo o Spartak Moscou, que disputaria as oitavas de final da UEFA Europa League contra o RB Leipzig.
Veja a nota oficial da FIFA e da UEFA sobre a Rússia
“Na sequência das decisões iniciais adotadas pelo Conselho da FIFA e pelo Comité Executivo da UEFA, cujas decisões previam a adopção de medidas adicionais, a FIFA e a UEFA decidiram hoje em conjunto que todas as equipas russas, quer sejam equipas representativas nacionais ou equipas de clubes, serão suspensas da participação em competições da FIFA e da UEFA até novo aviso.
Estas decisões foram adoptadas hoje pelo Bureau do Conselho da FIFA e pelo Comité Executivo da UEFA, respectivamente os mais altos órgãos de decisão de ambas as instituições sobre assuntos tão urgentes.
O futebol está totalmente unido aqui e em total solidariedade com todas as pessoas afetadas na Ucrânia. Ambos os presidentes esperam que a situação na Ucrânia melhore significativa e rapidamente para que o futebol possa voltar a ser um vetor de unidade e paz entre os povos.”

