São Paulo sofre, mas supera Santo André e vence a primeira no Paulistão
São Paulo teve uma atuação abaixo da média e não conseguiu se firmar no Morumbi, mas venceu o Santo André com gol nos acréscimos
Mauro Horita / Ag. Paulistão
São Paulo1-0
Santo André Paulistão 2022 - 5ª Rodada
O São Paulo sofreu muito no Morumbi nesta quarta-feira (9), mas conseguiu sair com a primeira vitória da temporada ao vencer o Santo André por 1 a 0 com gol de Marquinhos.
Faltou inspiração novamente para as ações ofensivas do São Paulo no primeiro tempo que tentou pressionar, mas conseguiu uma única finalização no alvo. Aos 5′, Rigoni tocou para Callari e o atacante finalizou no canto do goleiro.
No restante do primeiro tempo, Igor Gomes foi o principal articulador das ações ofensivas, mas o tricolor paulista travou com diversos toques horizontais e pouca efetividade. Aos 18′, uma chance rara com Rigoni arrancando do campo defensivo, mas sendo desarmado perto da grande área.
Sem intensidade e com pouca organização ofensiva mesmo após uma semana de treino, o tricolor paulista acabou resistindo ao empate devido à postura do Santo André no primeiro tempo que se concentrou no campo defensivo.
Aos 31′, outra chance rara com Diego Costa cabeceando na segunda trave após cobrança de falta de Igor Gomes com a bola passando muito perto do gol na conclusão.
Na única chance para os visitantes, Jeferson carregou com liberdade pela direita e arriscou na entrada da área, mas o chute saiu longe.
Antes do intervalo, duas novas chance para o São Paulo. Aos 40′, Calleri subiu alto após cruzamento de Alisson e cabeceou perto. Na sequência, Alisson colocou na cabeça de Sara e o desvio foi para fora.
Tudo indicava que a situação seria diferente no segundo tempo após a ação ofensiva de Léo, que cruzou rasteiro na primeira trave e Gabriel Sara tentou de primeira, só que a bola passou por cima.
Mas foi o Santo André que teve a maior chance do jogo. Aos 8′, Dudu Vieira fez ótima jogada individual pela direita e cruzou rasteiro para Nescau concluir sozinho na grande área, mas o atacante pegou mal na bola e isolou sem goleiro.
O São Paulo tentou reagir ao susto e Rigoni experimentou de primeira aos 15′, exigindo grande defesa do goleiro Fabrício Santana. No entanto, a torcida no Morumbi começou a ficar impaciente no restante do segundo tempo.
Aos 20′, Alisson recebeu na área e finalizou em cima da marcação, facilitando a vida do goleiro adversário. E aos 26′, a maior chance do São Paulo com Rigoni batendo firme de modo colocado, mas a bola parou na trave.
Os minutos finais foram péssimos para o São Paulo de Rogério Ceni. As alterações não deram certo e o tricolor paulista não conseguiu ficar perto de concluir com perigo mais. Nikão virou o principal articulador de jogadas e ficou diversos minutos sem finalizar, mas tudo isso foi esquecido aos 45′ do segundo tempo.
Em boa jogada trabalhada pela direita, Nikão acionou Éder que cruzou na área e a bola chegou para Marquinhos chutar de primeira e concluir nas redes para dar a vitória ao tricolor paulista.
FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 1-0 SANTO ANDRÉ
Data: 09/02/2022, 19:00
Estádio: Morumbi
Gols: 2T 46′ Marquinhos (São Paulo)
Substituições – São Paulo: Nikão (I.Gomes); Igor Vinícius (Rafinha); Gabriel Neves (R.Nestor); Éder (Rigoni); Marquinhos (Alisson)
Substituições – Santo André: Dudu Vieira (L.Cardoso); L.Tocantis (E.Lima); Sabino (Thiaguinho); Jatobá (B.Xavier)
São Paulo (4-3-3): Jandrei, Rafinha, Arboleda, Diego Costa, Léo; Rodrigo Nestor, Gabriel Sara, Igor Gomes; Rigoni, Alisson, Calleri. Técnico: Rogério Ceni.
Santo André (4-3-3): Fabrício Santana; Jeferson, Laércio, Lucas Costa, Kevin; Serginho, Emerson Urso, Thiaguinho; Lucas Cardoso, Bruno Xavier, Gustavo Nescau, Técnico: Thiago Carpini.

