5 jogadores estrangeiros que se destacam no futebol brasileiro
Além de ser conhecido como o país do futebol, o Brasil também recebe muitos jogadores estrangeiros, principalmente latino-americanos que buscam novos desafios
Marcelo Cortes / Flamengo
O futebol é um dos esportes mais populares do mundo e, com isso, é muito comum que jogadores estrangeiros queiram sair dos seus países de origem para ganhar mais destaque e remunerações mais altas. Quando começam a se destacar, logo são sondados por times estrangeiros dispostos a apostar em novas estrelas.
A lista de países de olho em jogadores estrangeiros inclui o Brasil, que, além de exportar muitos craques, também recebe diversos atletas de países com menos estrutura para a prática do esporte.
A história do futebol brasileiro é marcada por estrangeiros que se tornaram ídolos, como Rincón, Gamarra, Lugano e Petković, por exemplo. Atualmente, outros jogadores estão fazendo sucesso. Veja quais são alguns deles.
1. Arrascaeta
O uruguaio de 27 anos é um dos principais meias no futebol sul-americano. Peça fundamental nas conquistas do Flamengo nos últimos três anos, Arrascaeta acumula títulos por aqui.
Atuando no futebol nacional desde 2015, passou pelo Cruzeiro, onde conquistou a Copa do Brasil duas vezes e, com a camisa rubro-negra, Arrascaeta venceu uma vez a Libertadores e duas vezes o Brasileirão e a Supercopa do Brasil.
2. Gustavo Gómez
Outro estrangeiro que se sente em casa no Brasil é o paraguaio Gustavo Gómez. Com 28 anos, o zagueiro (e capitão) do Palmeiras está no clube desde 2018, único time brasileiro em que jogou.
Antes de vir pro Brasil, Gómez teve uma boa passagem no Lanús, da Argentina, e foi contratado pelo Milan em 2016, onde não viveu uma boa fase. No Palmeiras as coisas mudaram e o jogador conquistou um Brasileiro, uma Copa do Brasil e duas Libertadores.
3. Matías Zaracho
O jovem argentino chamou a atenção por seu bom desempenho no meio campo do Atlético-MG na temporada. Com apenas 23 anos, em 2021, Matías Zaracho marcou 13 gols e deu 6 assistências.
No futebol profissional há seis anos, a promessa argentina joga no Galo desde 2020, mas foi no ano passado que se destacou e conquistou o título Brasileiro e a Copa do Brasil pelo Atlético, além de premiações individuais como Bola de Prata e Prêmio de Revelação da Copa do Brasil.
4. Jefferson Savarino
Outra promessa estrangeira que veio fazer parte do elenco do Atlético-MG é o venezuelano Jefferson Savarino. O atacante de 25 anos atua pela ponta direita e, antes de vir para o Brasil, jogou por dois anos na MLS, pelo Real Salt Lake.
Jefferson vive sua melhor fase no Galo, onde conquistou uma Copa do Brasil, um Brasileirão e dois Campeonatos mineiros, com um total de 89 jogos e 19 gols pelo clube. Também jogou a última Copa América pela seleção da Venezuela.
5. Arboleda
Titular absoluto na equipe do São Paulo, o equatoriano Arboleda já é muito conhecido no futebol nacional. O zagueiro joga pela equipe paulista desde 2017 e, recentemente, renovou o contrato até o fim de 2024.
Antes de chegar ao futebol brasileiro, Arboleda passou por duas equipes no Equador: LDU Loja e Universidad Católica. Pelo São Paulo, já soma mais de 190 jogos e ano passado conquistou o primeiro título pelo clube, o Campeonato Paulista.
Esses são apenas alguns dos nomes que estão se destacando nas últimas competições do futebol brasileiro, um país plural e que, por sua paixão pelo esporte, continua sendo um lugar de oportunidades para jogadores estrangeiros.

