Abel Ferreira faz história no Palmeiras e ultrapassa Felipão
Abel Ferreira caminha para marcas históricas no Palmeiras e pretende se tornar o maior técnico que o clube já teve na sua centenária tradição
Palmeiras / Divulgação
O técnico Abel Ferreira definitivamente está na história do Palmeiras. Ao vencer a Recopa Sul-Americana sobre o Athlético, o treinador se transformou no maior conquistador de taças internacionais do clube. Ou seja, ultrapassou a marca de Luiz Felipe Scolari, o Felipão, e atingiu um patamar diferenciado na galeria dos vencedores do palestra itália.
Contratado em outubro de 2020 para ser o técnico do Palmeiras, Abel Ferreira conquistou quatro títulos em oito finais disputadas até agora. Dessas conquistas, três foram internacionais: as Libertadores de 2020 e 2021 e a Recopa Sul-Americana 2022. Em menos de um ano e meio, fez aquilo que nenhum outro treinador jamais conseguiu na área técnica do Verdão.
Felipão ultrapassado
Felipão era o detentor da marca de maior vencedor internacional do Palmeiras. Em 1998, venceu a Copa Mercosul e em 1999 ergueu a Libertadores da América, um feito inédito até então. Como resultado, a discussão sobre quem é o maior entre os dois se criou. O próprio Scolari, em entrevista recente, palpitou a favor do português.
“Para que todo mundo saiba e alguém que fala de coração: Abel é o maior treinador que o Palmeiras já teve em todas as épocas. Conseguiu os títulos e fazer com que esses jogadores trabalhassem pelo clube com alegria, satisfação e com um pensamento pelo Palmeiras como quem sabe, nós não conseguimos passar”, disse Felipão, durante entrevista ao programa “Jogo Aberto”, da TV Band.
Caça ao Luxemburgo
A partir de agora, Abel Ferreira tem um novo objetivo: se tornar o maior. Para isso, terá que ultrapassar o histórico Vanderlei Luxemburgo, o treinador que mais venceu títulos. O professor ergueu um total de oito troféus como treinador palmeirense. Ou seja, o dobro das conquistar que o português teve nesse curto período pelo Verdão. Apesar de não admitir esse interesse pelos rótulos, o comandante palmeirense irá caçar mais uma marca histórica.

