Home Esportes Olímpicos Atleta russo é investigado por usar símbolo de guerra ao lado de rival ucraniano

Atleta russo é investigado por usar símbolo de guerra ao lado de rival ucraniano

Russo está sendo investigado por subir ao pódio usando collant com símbolo nacional de guerra

Por Bia Bradley em 07/03/2022 22:17 - Atualizado há 4 anos

Reprodução

O ginasta russo Ivan Kuliak está sendo investigado por subir ao pódio usando um collant com o símbolo nacional de guerra estampado ao lado de um rival ucraniano durante a cerimônia do pódio da Copa do Mundo de Aparelhos, que aconteceu em Doha, no Qatar, no último domingo.

Depois do ocorrido com o russo, a Federação Internacional de Ginástica (FIG) comunicou que abriu um processo disciplinar contra Kuliak por seu “comportamento chocante”.

O russo ficou em terceiro lugar nas barras paralelas e usou um esparadrapo para desenhar a letra Z no peito ao lado do vencedor, o ucraniano llia Kovtun.  Em novembro do ano passado, o atleta passou por um treinamento nas Forças Armadas da Rússia.

O Ministério de Defesa da Rússia divulgou defendeu o atleta e explicou que a letra Z pintada em tanques e blindados seria uma referência a frase “Za pobedu”, “Pela vitória”.

“A Federação Internacional de Ginástica confirma que pedirá à Gymnastics Ethics Foundation que abra um processo disciplinar contra o ginasta artístico masculino Ivan Kuliak (RUS) após seu comportamento chocante na Copa do Mundo de Aparelhos em Doha, Qatar”, afirmou a organização.

O ucraniano Oleg Verniaiev, campeão olímpico no Rio-2016, criticou o gesto de Kuliak. “Não deixe os russos gritarem que o esporte está fora da política. Glória à Ucrânia”, escreveu.

 

Exit mobile version