Home Futebol Cântico antes do Gre-Nal repercute, e Grêmio solta comunicado oficial repudiando atos racistas

Cântico antes do Gre-Nal repercute, e Grêmio solta comunicado oficial repudiando atos racistas

Grêmio se manifestou oficialmente contra o racismo na tarde desta quinta-feira

Por Eduardo Caspary em 10/03/2022 16:10 - Atualizado há 4 anos

Foto: Reprodução/Twitter

Um novo episódio de cunho racista repercutiu a partir do clássico Gre-Nal 435, vencido pelo Inter pelo placar de 1×0 com gol de David na noite desta quarta-feira. Antes da bola rolar, a torcida gremista entoou um cântico com um trecho racista, de mensagem “chora macaco imundo”, que já é antigo e era entoado com mais frequência em períodos passados.

O fato aconteceu apenas antes do jogo e não foi repetido durante a partida, mas acabou gerando críticas e repercutindo até mesmo entre jornalistas e torcedores de fora do Rio Grande do Sul. Veja o vídeo:

No dia seguinte ao jogo, na tarde desta quinta-feira, o Grêmio através do seu site oficial soltou um novo comunicado repudiando todo e qualquer tipo de ato racista:

“O Grêmio é um clube de todos, e temos muito orgulho disso. No nosso sangue e na nossa história estão as marcas dos povos do mundo todo. Manifestamos total repúdio a qualquer manifestação de cunho racista ou preconceituoso. Temos certeza de que a absoluta maioria da torcida gremista e dos cidadãos gaúchos também repudiam atos dessa natureza. A busca por combater ações discriminatórias é diária dentro do Grêmio, com uma série de ações práticas nesse sentido, e essa postura permanecerá para que episódios de preconceito de qualquer ordem não sejam mais vistos dentro de um estádio de futebol e na sociedade”, escreveu o clube.

Leandro Vuaden, que foi o árbitro da partida de quarta-feira, chegou a dar uma entrevista em 2014 na véspera de um Gre-Nal dizendo que interromperia o jogo caso escutasse cânticos de teor preconceituoso vindo das arquibancadas. Na ocasião, isso não foi preciso de ser feito. Grêmio e Inter, agora, estão perto de se reencontrarem na semi do Gauchão.

Sair da versão mobile