Home Futebol Do Haiti à Champions League, Jonathan David tenta fazer história pelo Lille contra o Chelsea

Do Haiti à Champions League, Jonathan David tenta fazer história pelo Lille contra o Chelsea

Conheça o artilheiro do clube francês que encara os Blues nesta quarta (16), pela UCL

Por Lucas Ayres em 16/03/2022 11:09 - Atualizado há 2 meses

Do Haiti à Champions League, Jonathan David tenta fazer história pelo Lille contra o Chelsea
Lars Baron/Getty Images

Evoluir rapidamente na carreira não é algo estranho para Jonathan David. O jogador de 22 anos, que em quatro saltou de um pequeno clube do futebol canadense para o principal palco do futebol mundial — a Champions League, onde enfrenta o Chelsea nesta quarta-feira, às 17h, pelas oitavas — teve “três nacionalidades” em seis anos.

Nascido em Nova York, Jonathan se mudou com a família para o Haiti ainda bebê, onde ficou até os seis anos. De lá, imigrou para o Canadá, dando seus primeiros passos na carreira de jogador profissional, atuando na base de algumas equipes antes de se mudar para a Bélgica.

Contratado pelo Genk, Jonathan David precisou de apenas seis meses na base para despertar atenção e ser chamado para a equipe principal, onde marcou 30 gols em 60 jogos. Após se destacar na Bélgica, foi comprado pelo Lille em 2020 – sendo campeão francês na mesma temporada e conseguindo uma vaga na tão sonhada Liga dos Campeões.

David busca fazer história por time e país

Na atual temporada, o atacante, que também pode atuar como meia, tem 17 gols em 37 partidas. O número já é maior que da temporada passada inteira, em que balançou as redes 13 vezes em 48 jogos. O aumento no desempenho vem em boa hora, já que os desafios são maiores.

Além de defender o título nacional do Lille, David tenta fazer história com o time francês na Champions League. Ambos os desafios são dificílimos, já que a Ligue 1 a equipe ocupa a sexta colocação, e no torneio continental, a vantagem do Chelsea, o adversário desta quarta, é de dois gols.

Ao menos em outro frente o jovem jogador tem se mostrado mais bem-sucedido. Ao lado de Alphonso Davies, do Bayer de Munique, ele tem conduzido a seleção do Canadá a uma histórica classificação para a Copa do Mundo deste ano, que deve ser a segunda disputada pelo país (a outra foi em 1986).

Próximos passos

Ao lidar com desafios maiores, Jonathan David se encaminha para passos maiores na carreira. Se destacando já há duas temporadas pelo Lille, o canadense tem sido ligado constantemente a transferências para gigantes europeus. O PSG, que pode reformular o elenco para o ano que vem, surge como um dos principais candidatos a contratá-lo.

Aliás, aproveitando que você deve ver muito mais de Jonathan David nos próximos anos, confira o conteúdo especial e exclusivo que nossos parceiros da OneFootball produziram sobre o jogador. É só clicar no vídeo abaixo:

Exit mobile version