Home Futebol Crise de gols? Copa do Mundo pode amargar ausência de até 70% dos principais artilheiros da Europa

Crise de gols? Copa do Mundo pode amargar ausência de até 70% dos principais artilheiros da Europa

Apenas 3 dos 10 maiores goleadores da Europa na última temporada já estão classificados com suas seleções para a próxima Copa

Por Álvaro Logullo Neto em 22/03/2022 15:03 - Atualizado há 2 anos

Copa do Mundo Catar 2022
Reprodução / Instagram: @_rl9 e @mosalah

A Copa do Mundo do Catar pode vivenciar uma ‘seca’ de goleadores. Ao menos, em relação ao futebol europeu. Isso porque, tendo em conta a lista dos principais nomes do último prêmio Chuteira de Ouro, muitos estão ameaçados de sequer participar do Mundial, que tem data de início em novembro deste ano.

No momento, apenas três dos dez maiores goleadores da última temporada, no futebol europeu, são de seleções já classificadas para a Copa: Dusan Vlahovic, Karim Benzema e Wissam Bem Yedder. Vlahovic, da Juventus, é sérvio e, junto de seus companheiros, desbancou Portugual para chegar de maneira direta ao Catar.

Já Benzema e Bem Yedder são franceses. No entanto, vale ressaltar que nada garante a presença deles nas listas finais de convocações. É muito provável, mas uma lesão, por exemplo, pode cortá-los da Copa do Mundo.

Lewandowski fora da Copa?

A situação piora, contudo, ao analisar o restante dos nomes que compõe o último top 10 do prêmio Chuteira de Ouro. A começar pelo vencedor, Robert Lewandowski. O polônes sofre com uma geração pouco talentosa da Polônia há tempos. Agora, a batalha será para classificar o país através da repescagem das eliminatórias europeias.

A Polônia jogaria com a Rússia, mas o conflito envolvendo russos e ucranianos fez com que a UEFA excluísse a adversária de Lewandowski e companhia da disputa. Dessa forma, a seleção polonesa encara República Tcheca ou Suécia (que se enfrentam) pela vaga no Mundial. Entre os checos, aliás, está Patrick Schick.

Ou seja, um dos dois, com certeza, já não estará no Catar. Ainda falando de Europa, Ciro Immobile é outro artilheiro ameaçado. O atacante terá dura missão com a Itália para poder carimbar o passaporte. Primeiro, terá de passar pela Macedônia do Norte para, então, enfrentar Turquia ou Portugal, de Cristiano Ronaldo, pela vaga.

CR7, inclusive, é outro goleador que pode não jogar no Catar. Embora não tenha sido um dos dez principais artilheiros da Europa na última temporada, o português seria uma ausência muito sentida na Copa do Mundo.

Outras ausências

Enfim, ainda há Mohamed Salah nessa lista. O egípcio também tem a repescagem pela frente, diante de Senegal, o algoz na última final da Copa Africana de Nações. Salah foi o 6º maior artilheiro da Europa no último ano e busca a segunda participação seguida em Copa do Mundo.

E se Lewandoski, Immobile e Salah correm sérios riscos de não pisar no Catar, outros artilheiros europeus, com certeza, já são ausência garantida. É o caso de Ohi Omoijuanfo e Thomas Lehne Olsen, da Noruega (respectivamente 2º e 8º lugar na Chuteira de Ouro). Além deles, claro, Erling Haaland é outro goleador norueguês que está de fora.

Por fim, o alemão Deniz Undav é outro nome que não deve dar as caras na principal competição de seleções do mundo. A Alemanha está classificada, é verdade, mas Undav jamais foi convocado para o time nacional. Dessa forma, neste momento, é improvável vislumbrar sua participação na Copa do Mundo de 2022.

Sendo assim, dentre o top 10, só há DUAS ausências confirmadas até agora (ambas da Noruega). Contudo, este número pode chegar a SETE, dependendo dos resultados das eliminatórias da Copa…

Afinal, será que teremos um Mundial com poucos goleadores natos? Nesse contexto, quem poderia se destacar?

Exit mobile version