Será que você acerta o placar Apostar na Betano PUBLICIDADE

Home Futebol Fiorentina ‘se rende’ ao estilo minimalista; veja a evolução do escudo

Fiorentina ‘se rende’ ao estilo minimalista; veja a evolução do escudo

Em evento realizado na última sexta-feira, a diretoria da Fiorentina anunciou o novo emblema do clube

Por Álvaro Logullo Neto em 28/03/2022 15:19 - Atualizado há 3 meses

O novo escudo da Fiorentina

Seguindo o que pode-se chamar de uma tendência mundial, a Fiorentina realizou uma alteração em seu escudo. A mudança, anunciada em evento na última sexta-feira (25), deve entrar em vigor já no início da próxima temporada.

O clube aproveitou a data de 25 de março, que simboliza o Ano Novo Florentino, para tornar pública a novidade. Partindo para um conceito ‘minimalista’, a diretoria afirma que deseja tornar a Viola uma marca global. Dessa forma, simplificou os traços, padronizou as cores e otimizou a atuação do emblema nos ambientes digitais.

Tudo isso, no entanto, sem renunciar às tradições da Fiorentina, segundo a própria direção da Viola. Em comunicado, o clube justificou a mudança dizendo que o novo escudo ‘celebra as raízes do time’. Veja um trecho abaixo:

“O passado glorioso da Fiorentina encontra sua síntese no lírio vermelho introduzido em 1957, e que fez parte da camisa dos ‘Leões de Ibrox’ [apelido da equipe que venceu a Taça das Taças em 1961]. Um lírio modernizado, vermelho, mas cujas linhas vêm de longe, das mãos do fundador e primeiro presidente do clube, Luigi Ridolfi”.

V de Viola

Com a #PlayToBeDifferent (jogue para ser diferente), a Fiorentina expõe a ambição de ser uma instituição autêntica. Além disso, outro intuito da mudança no emblema é destacar o apelido de VIOLA. No lugar das letras ACF, portanto, o novo escudo traz somente o V, em alusão à carinhosa alcunha dada ao time, em função da cor violeta.

“Para abraçar o lírio vermelho, há um ‘V’ roxo, ousado e com formato regular. A icônica cor roxa, que une os amantes de Florença e da Fiorentina em todo o mundo, finalmente assume um papel de destaque no logotipo do clube, para simbolizar a união de todos”, diz outro trecho do comunicado oficial.

Evolução do escudo

Fundada em 1926, a Fiorentina já sofreu diversas modificações no escudo ao longo de seus 95 anos de história. De pequenos detalhes até mudanças mais radicais, contudo, o clube de Florença mantinha o mesmo emblema desde 1991. A exceção foi temporada 2002-03, na qual a equipe foi à falência e, dessa forma, precisou ser refundada com nome e logo diferentes.

Na temporada seguinte, porém, a Fiorentina recuperou o direito de utilizar sua alcunha e escudo. Já em 2021-22, a diretoria da Viola optou por recuperar um dos antigos emblemas da equipe. Utilizado durante toda a década de 80, o ‘Lírio Alabarda’ tem o formato circular, com uma letra F que se mescla ao tradicional lírio do clube. Veja abaixo:

Tal símbolo pode ser visto nas atuais camisas do time, mas trata-se de algo provisório. A ideia é que o novo emblema comece a ser utilizado a partir da metade deste ano. Ou seja, a temporada de 2020-21 foi a última em que a Fiorentina estampou o seu atual logo oficial no uniforme.

Mas, afinal, vocês aprovaram a mudança no escudo da Fiorentina?

Exit mobile version