Flamengo: Veja o Raio-x do primeiro mês do técnico Paulo Sousa
Flamengo está completando um mês sob nova direção de Paulo Sousa com alguns motivos para comemorar e outros para ficar atento
Gilvan de Souza / Flamengo
Neste dia 2 de março, o técnico Paulo Sousa completa um mês no comando técnico do Flamengo. Depois de uma odisseia rubro-negra para tentar a contratação de Jorge Jesus e consultas à outros técnicos portugueses no final de dezembro de 2021, o ex-técnico da Polônia foi escolhido e acertou sua contratação, contrariando inclusive Lewandowski.
Caso o aproveitamento dentro de campo fosse a única questão a ser levada em consideração, os números são positivos com 70.8% em oito jogos. No entanto, o técnico português deixou claro que colocará em campo sua filosofia de trabalho, iniciando assim uma nova “era” no Flamengo.
Em 50 dias de trabalho, Paulo Sousa implementou no rubro-negro carioca uma nova metodologia de treino incluindo monitoramento via GPS e realidade virtual para ajudar na recuperação de atletas. Internamente, os treinos são bem elogiados pelos jogadores.
Dentro de campo, o esquema também foi uma novidade com três zagueiros sendo escalados e a formação tática 3-5-2, uma das mais utilizadas no futebol europeu atualmente e o sistema que consagrou o Chelsea de Thomas Tuchel, campeão da Champions League e do Mundial.
Outras mudanças ocorreram também na escalação, com Hugo Souza assumindo a titularidade no gol. Nas demais posições, um rodízio é notável e jogadores são escalados em posições incomuns, sem repetir a escalação em nenhum dos oito jogos até aqui.
| Jogos | 8 | ||||||||||
| Vitórias | 5 | ||||||||||
| Empates | 2 | ||||||||||
| Derrotas | 1 | ||||||||||
| Gols (sofridos) | 19 (8) | ||||||||||
| Aproveitamento | 70.8% |
Paulo Sousa e as críticas da torcida do Flamengo
No entanto, há também o outro lado. O técnico Paulo Sousa já foi chamado de “burro” pela torcida do Flamengo durante jogo do Campeonato Carioca na vitória contra o Audax-RJ por alterações indesejáveis no momento da partida.
Além disso, o português foi criticado pela torcida e pela imprensa por não ter definido o batedor na cobrança de pênalti que deu o título para o Atlético-MG na Supercopa do Brasil. Hulk converteu para o Galo, enquanto Vitinho errou a cobrança para o rubro-negro, quando Gabigol poderia ter batido.
Paulo Sousa também já ouviu críticas de torcidas organizadas, recebendo inclusive um vídeo mandando o técnico “parar de inventar” após a atuação com muitos chutes fora do alvo diante do Resende, no empate por 2 a 2 pelo Campeonato Carioca.
| ADVERSÁRIO | COMPETIÇÃO | PLACAR | ||
|---|---|---|---|---|
| Boavista | Cariocão (3ª Rodada) | 3-0 | ||
| Fluminense | Cariocão (4ª Rodada) | 0-1 | ||
| Audax-RJ | Cariocão (5ª Rodada) | 2-1 | ||
| Nova Iguaçu | Cariocão (6ª Rodada) | 5-0 | ||
| Madureira | Cariocão (7ª Rodada) | 2-1 | ||
| Atlético-MG | Supercopa do Brasil | 2(7)-(8)2 | ||
| Botafogo | Cariocão (8ª Rodada) | 3-1 | ||
| Resende | Cariocão (9ª Rodada) | 2-2 |
Mas o técnico do Flamengo também não deixou barato e já criticou em duas oportunidades jogadores do rubro-negro ao chamar Pedro de “estático” e Marinho de “não trabalhar coletivamente”, justamente por estar acostumado com o estilo do futebol europeu.
Porém, o técnico português terá neste final de semana seu maior desafio como técnico até aqui, o “Clássico dos Milhões” contra o Vasco no Estádio Nilton Santos, um jogo que pode mudar o ambiente interno do clube. O duelo ocorrerá neste domingo (6), a partir das 16h pelo horário de Brasília.

