Rússia vai ao CAS para tentar derrubar sanções no futebol
País está suspenso de competições da Uefa e da Fifa devido à invasão da Ucrânia; russos denunciam ‘violação de direitos’ com punição
Divulgação/Twitter Federação Russa
As sanções impostas por Fifa e Uefa contra a Rússia por causa da guerra desta com a Ucrânia deverão ser discutidas judicialmente. A Federação Russa de Futebol (RFU) anunciou que levará tais punições à Corte Arbitral do Esporte (CAS) na tentativa de anulá-las.
No comunicado, a RFU anunciou que a pena imposta pelas duas entidades, que baniram a seleção local de competições oficiais, foi feita por ambas ‘sem bases legais’, de acordo com o Uol Esporte. Além disto, a entidade que rege o futebol russo alega que houve ‘violação de direitos fundamentais’ desta nas competições.
РФС подаст апелляцию в САS на решения ФИФА и УЕФА отстранить сборные России от участия в международных соревнованиях: https://t.co/4ieSg5kxLP pic.twitter.com/v1O6asXPOI
— РФС (@rfsruofficial) March 3, 2022
As sanções de Fifa e Uefa causaram a eliminação da Rússia da Copa do Mundo de 2022, no Catar. O time russo disputaria a repescagem europeia, mas os boicotes de possíveis rivais a jogar contra o país como protesto contra a invasão das forças de Vladimir Putin ao território ucraniano acabaram forçando as duas organizações a agir para suspender a participação russa em seus certames.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJVMkg1Q2RPUCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
Em sua defesa, a RFU acusou alguns dos rivais que a seleção russa poderia enfrentar na repescagem das Eliminatórias de fazerem ‘pressão’ para que as entidades decidissem por retirar os russos da competição e os beneficiar em suas respectivas brigas pela Copa. Polônia, Suécia e República Tcheca foram equipes que se movimentaram contra jogar na Rússia,
“A decisão de tirar a Rússia da classificação para a Copa do Mundo de 2022 foi tomada sob pressão de rivais diretos na repescagem, o que violou os princípios do esporte e do fair play”, alegou a entidade.
Também de acordo com a Federação Russa, não teria existido qualquer tipo de manifestação que permitisse a entidade ter sua defesa e que tanto Fifa como Uefa não quiserem considerar outras sanções aos russos que não a suspensão. O CAS ainda não tem data para decidir sobre o caso.

