Top 5: Clubes que mais encararam disputas por pênaltis na história da Libertadores
Apenas um time brasileiro aparece entre os cinco clubes que mais tiveram que decidir suas vidas na marca da cal na competição da Conmebol
Cesar Greco / Palmeiras
A Conmebol divulgou hoje uma lista com os cinco clubes que mais vezes participaram de disputa por pênaltis na história da Libertadores. Com a liderança dividida entre argentinos e paraguaios, cada um com 12, apenas um brasileiro aparece nessa relação.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiI1VlBrclpRMiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
Os “campeões” dessa categoria são Boca Juniors e Olímpia, com duas dúzias de decisões sendo feitas na marca da cal. A semelhança entre eles, porém, param por aí, já que a diferença de títulos da competição é de três, com seis do lado Xeneize e a metade disso do time de Assunção.
O Palmeiras é o terceiro colocado do ranking, tendo participado de dez disputas por penalidades máximas na Libertadores. Duas dessas seguem na memória do torcedor: a vitória contra o Corinthians na edição de 2000 na semi e o sucesso obtido contra o Deportivo Cali, um ano antes, quando garantiu a taça na final.
O Barcelona do Equador completa a lista ao lado do River Plate, ambos com oito.
Veja o top 5:
?? Os 5⃣ clubes que mais encararam disputas por pênaltis na história da CONMEBOL #Libertadores!
????? @BocaJrsOficial e @elClubOlimpia lideram.
??? O @Palmeiras é o único brasileiro da lista e tem um dos melhores aproveitamentos! pic.twitter.com/Q7ZEwbaMm0
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) March 13, 2022
Verdão vice em aproveitamento na Libertadores
Em termos de aproveitamento, o Palmeiras é o segundo time que mais venceu suas disputas, passando até o Boca Juniors nesse quesito. O “terror” dos adversários quanto o assunto é pênaltis é o Barcelona, que perdeu apenas uma das oito disputas que participou.
O Verdão passou por sete dos dez desafios que teve, somando 70% de êxito e supera os 66,7% do lado azul e amarelo de Buenos Aires. River e Olímpia venceram “apenas” metade dos duelos decisivos em penalidades.

