Home Tênis Wimbledon terá quinto set de 10 pontos diretos

Wimbledon terá quinto set de 10 pontos diretos

Wimbledon mudará suas regras a partir da edição de 2022

Por Carlos Lemes Jr em 16/03/2022 12:39 - Atualizado há 2 anos

Divulgação/Facebook Oficial Wimbledon

Em decisão conjunta com os outros torneios Grand Slams, Wimbledon anunciou que, a partir de 2022, o torneio passará a ser jogado em 10 pontos diretos no tie break do quinto set.

A decisão foi referendada pela ITF, ATP e WTA. Com a nova regra, a próxima edição de Roland Garros, prevista para o próximo mês de maio, será a ultima disputa no atual sistema de a partida chegar no 6/6, ela ser decidida no 7/6 para um dos jogadores.

Pela nova regulamentação, se os tenistas chegarem ao 8/8, ganha aquele que abrir dois pontos de diferença para o adversário.

A norma técnica foi assinada pelos CEOs de cada torneio Grand Slam:  Jayne Hrdlicka (Australian Open), Gilles Moretton (Roland-Garros), Ian Hewitt (Wimbledon) e Mike McNulty (US Open).

Wimbledon não é o primeiro torneio a ter grande mudança

Wimbledon e os três Grand Slams não são os primeiros a anunciarem mudanças drásticas no tênis: A Copa Davis, tradicional competição entre países, mudou seu formato em 2019. Desde então, 16 seleções se classificam para uma fase final no formato de quatro grupos, compostos por quatro nações, cada. A fase final da Davis acontece em uma sede pré-estabelecida.

Até essa reformulação, os confrontos aconteciam respeitando o mando de cada país envolvido nos jogos. O mandante era definido por sorteio e cabia ao “dono da casa”, o tipo de piso a ser utilizado nas partidas.

Exit mobile version