Brasileirão terá transmissão para 20 novos países
Campeonato Brasileiro fecha acordo para ser transmitido no Oriente Médio, Norte da África e Polônia
Divulgação / Twitter / CBF
O Brasileirão Série A alcançará novo público estrangeiro para seus jogos. Isto porque a empresa responsável pela comercialização de direitos esportivos do Campeonato Brasileiro no exterior, a 1190 Sports, firmou um acordo com o Athletic Sports Group.
Portanto, no contrato está incluso os direitos de transmissão de todos os 380 jogos da primeira divisão da temporada 2022; e deste modo, ampliará o público da competição fora do país. Com isso o Brasileirão será transmitido para algumas regiões como Oriente Médio, Norte da África e Europa.
Além disso, a 1190 Sports também fechou acordo com a For Media Sports Management; grupo o qual detém os direitos de transmissão na Polônia, para as temporadas de 2022 e 2023. O acordo, portanto, inclui 152 partidas que serão transmitidas ao longo dos próximos dois anos.
O produto Brasileirão
Leonardo Caetano, Country Manager da 1190 Sports Brasil, destacou a satisfação de levar os jogos da principal competição da América Latina aos países do Norte da África e do Oriente Médio.
Além disso, Leonardo aposta que haja grande interesse em torno de clubes e jogadores por parte do público dos países do Oriente Médio, justamente pelo fato de o Brasil ter uma das maiores comunidades árabes do mundo.
E outro destaque apontado, no entanto, está voltado à chegada do Brasileirão à Polônia. Isto porque cresce a distribuição da competição no continente europeu. O Campeonato Brasileiro já havia acordo para transmissão na Espanha, Reino Unido, França e países do sudeste asiático. Acordo este que foi assinado com a plataforma digital OneFootball.
Especialistas apontaram ao Estadão que, apesar desta expansão na transmissão do Campeonato Brasileiro no exterior ser um avanço, o projeto ainda exigirá planejamento de transparência e estabilidade com o decorrer dos anos.
Além disso, apontam que o fato do Brasileirão está numa rede de grande alcance não o torna um produto interessante. Isto porque o produto depende da estabilidade e clareza da qualidade; uma vez que o Brasileirão ainda carece muito disso, apesar de já possuir um formato bem definido e consagrado.
No entanto, a novidade não deixa de ser um bom negócio, desde que seja um trabalho bem executado, como por exemplo, qualidade na distribuição e que as imagens dos jogos cheguem ao exterior com frequência e bem distribuídas.
Com este cenário, portanto, pode fazer com que aumente o interesse de marcas estrangeiras voltado à competição ou a produtos ligados a ela. E isso também pode representar uma ‘virada de jogo’; uma vez que que era um problema os jogos do Brasileirão serem pouco visto no exterior.
Novos países que ganharão a transmissão do torneio brasileiro
O Brasileirão chega, portanto, ao Oriente Médio, ao Norte da África e à Europa. Com isto, alguns países destas regiões terão transmissão do principal torneio nacional do Brasil e da América Latina. Estes países são o Egito, Irã, Marrocos, Arábia Saudita, Catar, Tunísia, Síria, Jordânia, Líbano, Líbia, Iraque, Omã, Yemen, Bahrain e Emirados Árabes Unidos.

