Coritiba x Santos terá torcida única na Copa do Brasil após brigas na Vila Belmiro
Medida de segurança foi tomada para prevenir um novo embate entre os torcedores como aconteceu na última rodada do Brasileirão Série A
Ivan Storti/Santos FC
A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) concordou com o pedido de Santos e Coritiba e permitiu a realização dos duelos na Copa do Brasil sem torcida visitante. A medida tem como intenção prevenir eventuais confrontos entre os torcedores como aconteceu nos arredores da Vila Belmiro na partida pelo Brasileirão, no domingo (17).
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJKdE9CQXFqeSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
A solicitação foi feita em conjunto pelas duas equipes classificadas à terceira fase do torneio depois de avançarem pelos compromissos das duas fases iniciais. O Ministério Público do Estado do Paraná também se posicionou de acordo com os termos encaminhados em ofício à entidade que organiza a competição.
Como a partir desta etapa os duelos passam a ser realizados no modelo de ida e volta, esse mesmo critério será adotado para o encontro da volta, em Santos. Esse duelo está marcado para acontecer somente no dia 12 de maio, portanto daqui a quatro semanas, na Vila Belmiro, palco da confusão no último final de semana.
Torcida única e briga em Santos x Coritiba
O modelo de torcida única adotado de maneira isolada para Santos e Coritiba se tornou uma prática corriqueira no estado de São Paulo em clássicos. A proibição entrou em 2016 quando, antes de um Palmeiras x Corinthians, um torcedor foi morto após confrontos envolvendo adeptos das duas equipes.
Os desentendimentos entre santistas e coxas-brancas foram flagrados antes e durante o jogo válido pela segunda rodada do Brasileirão, no último domingo (17). A Polícia Militar interviu com bombas de efeito moral e conseguiu deter 16 envolvidos no episódio.
Com a bola rolando, o Peixe largou na frente do marcador com Léo Baptistão antes dos 15′ do 1º tempo e viu Léo Gamalho empatar para os paranaenses aos 28′, de pênalti. Apenas quatro minutos depois, Lucas Pires cruzou para a área e viu Henrique, do Coritiba, fazer contra e sacramentar o placar de 2×1.

