Cuiabá surpreende Fortaleza no Castelão em estreia pelo Brasileirão
Cuiabá conseguiu manter sua estratégia defensiva intacta e não sofreu gols diante do Fortaleza para garantir resultado favorável no início do Brasileirão
| FORTALEZA | 0-1 | CUIABÁ |
|---|
O Fortaleza decepcionou na estreia do Brasileirão 2022 após o título da Copa do Nordeste e foi derrotado pelo Cuiabá por 1 a 0 neste domingo (10).
Confirmando o prognóstico pré-jogo, a responsabilidade de tentar propor as ações ofensivas ficou por conta da equipe cearense pois o Cuiabá tentaria escapar em velocidade nos contra-ataques em marcação com bloco baixo.
Logo na primeira oportunidade, a missão dos visitantes foi cumprida. Aos 7′, Rafael Gava cobrou falta na área e Titi cortou parcialmente mas a bola sobrou para Everton chutar na entrada da área e a bola desviou na defesa para enganar o goleiro Max Walef.
O gol de empate quase veio aos 19′ em bola sobrada para Lucas Crispim na marca penal após lateral cobrado direto na área mas a bola explodiu em João Lucas, evitando o gol.
Mesmo com pouca produção ofensiva devido aos espaços fechados, o Fortaleza chegou muito perto do gol aos 31′ com Ceballos cabeceando firme após falta de Lucas Crispim, parando no goleiro Walter que desviou na trave com a ponta dos dedos.
Antes do intervalo, Matheus Vargas recebeu de costas e girou para bater firme de esquerda no canto. A bola passou ao lado da trave esquerda e saiu por pouco.
No segundo tempo, Matheus Jussa tentou surpreender nos primeiros minutos e Walter defendeu. Porém, esta foi a única oportunidade em muito tempo e Vojvoda tentou mudar o cenário com Renato Kazyer e Silvio Romero.
O empate quase veio novamente aos 27′ com Kazyer cabeceando pra trás e Silvio Romero surgindo na pequena área, mas a bola resvalou em Marilon e foi para escanteio. Na sequência, Hércules ajeitou de fora e parou na defesa de Walter.
Na reta final, o Fortaleza parecia cansado e o Cuiabá aproveitou para tentar definir o placar com Alesson chutando firme na falha de Tinha e parando na defesa de Max Walef. Perto dos acréscimos, Alesson recuperou no campo ofensivo e rolou para Elton chutar, parando novamente no goleiro.
Nos acréscimos, o Fortaleza ocupou mais o campo ofensivo mas não conseguiu marcar o gol necessário para evitar a derrota na estreia do Brasileirão.

