Dia Mundial dos Simpsons: relembre 5 episódios com tema de games
No Dia Mundial dos Simpsons, a família de personagens mostra que possui muitas histórias de games para relembrar; saiba mais
Imagem: Reprodução / Google
No dia 19 de abril é Dia Mundial dos Simpsons; a data celebra a primeira aparição da família de personagens animados, que aconteceu em uma série de curtas de um minuto, durante o programa televisivo americano The Tracey Ullman Show, em 1987.
Com histórias abordando os mais variados temas e até tendo a fama de “prever o futuro”, os Simpsons por diversas vezes viveram aventuras envolvendo o mundo dos games, com referências a diversos jogos eletrônicos.
Abaixo, para comemorar o Dia Mundial dos Simpsons, confira 5 momentos onde os games fizeram parte do show:
1- A sala icônica em estilo Minecraft
No episódio “Luca$”, que foi ao ar pela primeira vez nos EUA em 06/04/2014, durante a abertura da série, toda a cidade de Springfield e a famosa sala de estar se transformaram em um cenário de Minecraft, inciando com o título “Simcraft”; no final, surge o bartender Moe como um Creeper, que explode toda a cena.
2- Marge se torna viciada em “World of Warcraft”
Já em “Marge Gamer”, episódio que no Brasil foi nomeado como “Marge na Internet”, a matriarca da família se torna viciada no MMORPG “Reinados da Terra” (ou Earthland Realms), uma clara referência a World of Warcraft. O episódio também aborda o futebol, e possui uma aparição inusitada de Ronaldo Fenômeno.
Um fato interessante é que a personagem de Marge no jogo também faz aparições em games “reais” da franquia: em The Simpsons Game, lançado em 2007, e no mobile para iOS e Android, The Simpsons: Tapped Out, de 2012.
3- Simpsons visitaram uma versão da feira de games E3
A família de personagens também abordou em 2011 uma paródia à feira de games E3, no episódio “A Esposa Gourmet” no Brasil / “The Food Wife” nos EUA; o evento recebe o nome de E4 – Expensive Electronic Entertainment Expo.
Na “E4” os destaques são as versões dos jogos Grand Theft Auto (como Grand Theft Scratchy: Itchy City Stories), Shaun White: Snowboard ( Shaun White: Time Snowboarder) e World of Warcraft (World of Krustcraft). Na entrada, há um grande cartaz, da paródia de God of War, ou Guts of War.
4- Bart disputou um campeonato de eSports
O episódio “E My Sports”, veiculado nos EUA pela primeira vez em 17 de março de 2019, Bart tenta se tornar um jogador profissional do game “Conflict of Enemies” (Inimigos em Conflito), que possui visual parecido com League of Legends.
Na trama, Homer também se redescobre como treinador, desta feita, de uma equipe de games. Os personagens secundários Nelson, Martin e Sophie também são jogadores do game. Para a realização do episódio, a equipe de criação contou com uma consultoria da Riot Games.
5- Bart rouba um game em plena época de Natal
No episódio da sétima temporada, “Marge não se orgulhe” (ou Marge be not proud”), veiculado nos EUA pela primeira em 17/12/1995, Bart deseja ganhar de Natal o game “Tempestade de Ossos” (Bonestorm), mas a mãe Marge nega o presente por ser caro e violento. Bart não se conforma, e entre algumas desventuras, rouba uma cópia do jogo em uma loja de departamentos. Algumas trapalhadas depois, na conclusão da trama, Bart ganha um game menos violento, e acaba aceitando o presente mais adequado para sua idade.
Bonestorm é uma clara paródia a Mortal Kombat e aos games de luta e ação violentos lançados nos anos 90. Na propaganda de TV do game veiculada no episódio, aparecem personagens semelhantes a Liu Kang, Goro e Kintaro. O nome também lembra Bloodstorm, game lançado na mesma época que o episódio.
Bônus: Simpsons previu Farmville?
Em um episódio lançado em 1998, aparecem personagens testando um simulador de trabalho no campo. Alguns anos depois, o game Farmville foi lançado, com grande sucesso.
Onde assistir Os Simpsons?
Atualmente, é possível ver episódios de Os Simpsons nos serviços de streaming Disney+ e Star+.

