Juca Kfouri se manifesta sobre polêmica com o Santos: “Não espere que eu peça desculpas pelo que rigorosamente eu não fiz”
Juca Kfouri afirmou que respeita demais o time da Vila Belmiro e que não é imbecíl a ponto de desfazer da história do clube
Reprodução/Youtube
O jornalista Juca Kfouri se pronunciou sobre a repercussão do texto que escreveu em sua coluna no UOL Esporte no último sábado (9), após o empate sem gols entre Fluminense e Santos, no Maracanã, pela primeira rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. No texto, Juca se referiu ao Peixe como ‘Ninguém FC’ e causou revolta no clube e torcedores, do próprio time da Vila Belmiro e até mesmo em rivais.
Durante participação no podcast ‘Posse de Bola’, nesta segunda-feira (11), Juca Kfouri afirmou que não iria se desculpar pelo texto, deixando claro também que respeita a história do Santos. O jornalista ainda sugeriu que quem não entendeu a publicação deveria estudar para conseguir compreender uma ironia.
—- Estamos com uma audiência extraordinária a espera de um pedido de desculpas que não virá porque eu são sou imbecíl a ponto de desfazer da história do Santos, um dos times que eu mais gostei de ver em toda minha vida. E nem por isso deixo de dizer que o time do Santos, no sábado, quando no segundo tempo não chutou nenhuma bola ao gol, jogou como ‘ninguém’. Como ‘ninguém’, foi exatamente isso que eu disse. Quem não entendeu, não quer entender, leva ao pé da letra, vá para a escola, estude e entenda o que é uma ironia. E não espere que eu peça desculpas pelo que rigorosamente eu não fiz. Se há alguém que respeita a história do Santos… eu respeito demais. Torci pelo Santos como nenhum… os mesmos que defenderam a contratação do Robinho. O mesmo tipo de gente, que defendeu a contratação do Robinho, é esta gente que está me atacando — começou Juca Kfouri.
— E eu quero dizer o seguinte: estou muito feliz com a repercussão porque vi a manifestação de diversos clubes solidários ao Santos, com o mesmo texto. Parece a Igreja Universal do Reino de Deus quando processa jornalista, com o mesmo texto. Se isso favorecer a formação da Liga, bendita hora que eu chamei o Santos de ‘Ninguém FC’ — complementou.
RESPEITA O SANTOS, JUCA PELEGO!
Essa não é a primeira vez que o assessor de imprensa travestido de jornalista-pensador, Juca Kfouri, tenta ofender ou diminuir o Santos Futebol Clube. Com um empenho jamais visto para com outros rivais do seu time, esse comédia constantemente (+) pic.twitter.com/zSTRbIHBPu
— Santos Antifascista (@SantosAntifa) April 10, 2022
O jornalista Eduardo Tironi, âncora do podcast, minimizou a expressão utilizada por Juca Kfouri em sua coluna lembrando que o Santos vive uma situação complicada na atualidade devido aos dirigentes que desrespeitaram o clube nas últimas décadas.
— Por falar em desrespeito, acho que teve cartola do Santos que ao longo dos últimos 30 anos, desrespeitou e fez muito mais mal ao Santos do que o texto do Juca. Só o que o Santos revelou de jogadores nos últimos 30 anos e está na situação que está hoje, é pro torcedor do Santos olhar pra dentro, não para jornalista – disparou.
—- E muito menos ameaçar veículos, dizendo que não vai permitir a entrada de gente que não tem nada a ver. Quem escreveu fui eu, a responsabilidade é minha – acrescentou Juca Kfouri antes de Tironi complementar:
— Isso é covardia.
NOTA DE REPÚDIO DO SANTOS:
Ainda no sábado, o Santos divulgou uma nota oficial repudiando o texto publicado na coluna de Juca Kfouri. O clube exigiu uma retratação e pedido de desculpas do UOL, informando ainda que enquanto não houver um posicionamento formal, os profissionais do site não serão mais atendidos pelo clube até que as devidas providências sejam tomadas.
Confira a nota oficial divulgada pelo Santos na íntegra:
“O Santos FC rechaça veementemente o texto publicado neste sábado (9) pelo senhor Juca Kfoury no portal UOL – Fluminense 0 x Ninguém FC 0, e exige um posicionamento formal do portal que abriga essa coluna, com retratação e pedido de desculpas, caso contrário fica determinado que os profissionais do UOL não serão mais atendidos pelo Clube, até que as devidas providências sejam tomadas.
O conteúdo é uma total falta de respeito com o Santos FC, que tem seu nome exaltado no Mundo inteiro, e não permitiremos que um texto como esse não tenha consequências.
Uma imprensa que se sujeita a fazer isso, não merece ser recebida pelo Santos FC.
O Santos FC merece respeito.
Andres Rueda, presidente do Santos FC”
Clubes da Série A se solidarizam com o Santos e repudiam fala “debochada e irônica” de Juca Kfouri – https://t.co/FJgPG16xb9 pic.twitter.com/vmXBqTJhUO
— Torcedores.com (@Torcedorescom) April 10, 2022

