Jornalista coloca ‘São Paulo não caiu no Paulistão de 1990’ entre as maiores mentiras do futebol brasileiro
No ‘Dia da Mentira’, Milton Neves relembrou a polêmica sobre o São Paulo ter caído ou não para a segunda divisão do Campeonato Paulista
Reprodução
O dia 1º de abril é conhecido como o ‘Dia da Mentira’. Por conta da data, o jornalista Milton Neves em sua coluna no site UOL fez uma lista com 38 mentiras do futebol brasileiro. E na lista ele cita como sendo mentirosa a afirmação que o São Paulo não foi rebaixado no Paulistão de 1990.
Dessa forma, de acordo com o jornalista, seria mentira a afirmação que o Tricolor nunca foi rebaixado em sua história. Mas afinal, quem tem razão?
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJtT01qRDc5RyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
Regulamento confuso
Em 1990, o Paulistão foi disputado por 24 clubes. Eles foram divididos em dois grupos de acordo com a classificação do ano anterior. Os 12 melhores ficaram no Grupo 1, enquanto os 10 restantes ficaram no Grupo 2, ao lado da Ponte Preta e Ituano, que tinham conseguido seu acesso da Série A2.
Na primeira fase, os duelos foram entre os grupos. Já na segunda fase, as equipes fizeram jogos contra adversários do mesmo grupo. Avançaram para a quarta fase (isso mesmo, quarta), os três melhores de cada grupo, somando os pontos das duas primeiras fases. Além deles, garantiram vaga os seis times com maior pontuação geral, independentemente do grupo.
O São Paulo, com 23 pontos foi o oitavo colocado no Grupo 1 e não avançou de fase.
A terceira fase da competição foi uma repescagem. Os 12 times que não avançaram foram divididos em dois grupos de seis equipes. Elas se enfrentaram em duelos de turno e returno. O primeiro de cada grupo avançou para a quarta fase. O Tricolor chegou na última rodada precisando vencer o Noroeste. Porém, precisava também de uma derrota do Botafogo-SP, que acabou não acontecendo.
Rebaixamento do São Paulo
No dia seguinte ao confronto contra o Noroeste, os jornais postaram matérias falando sobre o rebaixamento tricolor. Inclusive, a Folha de São Paulo estampou a manchete: “São Paulo vai disputar a Segunda Divisão em 91”.
Fernando Casal Del Rey, diretor de futebol do Tricolor na época, chegou a afirmar que o clube “estava vivendo um pesadelo”, em referência ao rebaixamento.
Dois dias antes do jogo no Morumbi, a Folha chegou a publicar a possibilidade do São Paulo jogar uma “espécie de segunda divisão camuflada, sem direito a lutar pelo título.
O jornalista Fernando Santos, na época na Folha, comentou o assunto.
“Se você pega a minha matéria da Folha, lá no texto tem os jogadores do São Paulo lamentando: “caímos, agora vamos ter que disputar a segunda divisão, (vamos) cumprir o regulamento”.
Porém, o regulamento de 1990 tinha o artigo 50 afirmando que “não haverá descenso” no Paulistão do ano.
Paulistão de 1991
Conforme previsto no regulamento, o São Paulo jogou o estadual no chamado grupo Amarelo. Fizeram parte desse grupo os piores classificados em 1990. Já os melhores do ano anterior ficaram no grupo Verde.
Com jogos em turno e returno dentro dos seus grupos, avançaram os cinco melhores do grupo Verde e os três melhores do Grupo Amarelo. Contra adversários mais fracos, o São Paulo não teve problemas para garantir a primeira colocação. Foram 17 vitórias, oito empates e apenas uma derrota.
Na segunda fase, o Tricolor fez nove pontos em um grupo que tinha ainda Palmeiras, Guarani e Botafogo-SP. A pontuação foi igual do Verdão, mas por ter feito melhor campanha na fase anterior, o time do Morumbi avançou à final.
Em seguida, o São Paulo garantiu o título, contra o Corinthians. Após vitória por 3 x 0 no jogo de ida, o clube empatou sem gols, garantindo a conquista do estadual.
No dia 1º de abril de 1984, na preliminar de São Paulo 2 x 0 Bahia, ocorreu a primeira partida oficial de rúgbi no Morumbi e o Tricolor venceu o Nippon Country Club por 10 a 9.
A camisa do time chamava a atenção.#MemóriaTricolor#SPFCpédia pic.twitter.com/3v36fUEFWA
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) April 1, 2022

