Será que você acerta o placar Apostar na Betano PUBLICIDADE

Home Futebol PSG contratou Cruyff para torneio que teve participação do Fluminense nos anos 70; conheça a história

PSG contratou Cruyff para torneio que teve participação do Fluminense nos anos 70; conheça a história

PSG já teve a honra de contar com Johan Cruyff vestindo a sua camisa em torneio que contou com o Fluminense

Por Alexander Rodrigues em 13/04/2022 16:03 - Atualizado há 3 meses

PSG
Divulgação/Twitter - @PSG_English

Nos tempos recentes o PSG teve a honra de contar com craques de nível mundial, como Raí, Ronaldinho Gaúcho, Ibrahimovic, Neymar, Mbappé e Lionel Messi. Porém, se voltarmos no tempo, 43 anos atrás mais especificamente, vamos ver que um dos jogadores que fez parte do movimento que revolucionou o futebol envergou a camisa azul e vermelha. No caso, estamos falando de Johan Cruyff, que jogou pelo clube em um torneio que teve participação do Fluminense.

Isso tudo aconteceu no Torneio de Paris de 1975, competição criada para comemorar o primeiro voo de Santos Dumont na capital francesa. Depois de alguns hiatos, essa era a décima segunda edição que contou com PSG, Valencia, Fluminense e Sporting Lisboa.

A grande sacada do torneio foi do PSG que contratou por empréstimo Johan Cruyff junto ao Barcelona e o motivo tinha a ver com o novo modelo de camisa que viraria tradição no clube francês: fardamento azul com uma listra vermelha grossa no meio feita pelo designer e então presidente do clube Daniel Hechter.

PSG se inspirou no Ajax

A inspiração foi o Ajax, clube europeu de maior sucesso no continente à época. E quem seria melhor para promover uma camisa inspirada no Ajax do que Johan Cruyff, não é mesmo? O holandês aceitou a proposta e atuou nas duas partidas do PSG no torneio, pois era amigo pessoal de Daniel Hechter.

O PSG perdeu a final por 1×0 para o Valencia, que se sagrou campeão, mas por mais que não tenha erguido a taça naquele ano, teve a honra de contar com um dos maiores jogadores da história do futebol envergando o seu manto sagrado.

Apesar de tradicional, o Torneio de Paris não era constante no calendário do futebol e teve a sua última edição no ano de 2012, com Barcelona batendo o PSG na grande final.

Sair da versão mobile