Rincón brilhou na maior vitória da história da Colômbia e até Maradona aplaudiu
Em pleno Monumental Nuñez a Colômbia desbancou a seleção argentina liderada por Rincón
Cortesia/Revista El Grafico/FIFA/Divulgação
Primeiramente, Freddy Rincón, grande ídolo da torcida corintiana, morreu hoje devido a ferimentos causados em um acidente de carro ocorrido nesta madrugada de segunda-feira. O ex-meio-campista até chegou a ser operado, mas não resistiu as lesões.
Rincón foi um dos maiores jogadores da seleção colombiana. Disputou a Copa do Mundo vestindo a camisa da seleção da Colômbia três vezes (1990, 1994 e 1998). Além de se imortalizar com a camisa do Corinthians.
Foi no dia 5 de setembro de 1993 que o histórico 5×0 aconteceu em pleno Monumental de Nuñez. A vitória foi consolidada de forma pra lá de vitoriosa massacrando a indefesa seleção argentina. Batistuta, Goycochea, Ruggeri e Simeone eram alguns dos craques da seleção azul e branca.
Parece que a cidade de Buenos Aires não vai esquecer tão cedo o “olé” do público. Além de toda a força de Rincón, o ritmo envolvente de Carlos Valderrama e as vaias ao final do jogo.
Além disso, foi o próprio Freddy Rincón o primeiro a marcar para a Colômbia, no final do primeiro tempo aos 41 minutos. Aspirilla marcando dois gols e Valencia também deixaram a sua marca. Já no segundo tempo, Rincón, de novo marca mais um aos 27 minutos do segundo tempo.
Legado
Nesse sentido, o 5×0 pra cima da Argentina não foi uma derrota qualquer, na época e até hoje é considerada uma humilhação nacional. A vitória colombiana sobreviveu aos 90 minutos da partida.
Como resultado, a revista El Gráfico estampou sua edição com a palavra: “VERGONHA!”. Com um fundo preto com algumas afirmações e perguntas.
Enquanto isso, Maradona acompanhou a partida assistindo pela tribuna e ao fim do jogo aplaudiu a seleção colombiana. Já na repescagem intercontinental para garantir uma vaga para a Copa do Mundo, a Argentina arrancou um suado 1×1 contra a seleção Australiana lá em Sydney.
Sem dúvida, semanas depois, em Buenos Aires, a Argentina jogou a partida mais nervosa em décadas. O gol da classificação veio chorado logo após um cruzamento de Batistuta enganando o goleiro Zabica. Argentina e Colômbia estariam na Copa de 1994.
Dessa forma, a Colômbia de Rincón foi eliminada na fase de grupos, já a Argentina caiu para a Romênia nas oitavas de final sem o craque Maradona suspenso por doping.

