WSL: Tyler Wright é campeã da etapa de Bells Beach
Tyler Wright vence Carissa Moore para conquistar torneio de Bells, na Austrália
Foto: Ed Sloane/World Surf League
Após uma semana de competições na Austrália, aconteceu na madrugada de sábado para domingo (17) a final da etapa feminina da tradicional etapa Rip Curl Pro Bells Beach. A grande vencedora foi a australiana Tyler Wright, que colocou seu nome pela primeira vez no sino de Bells.
No início da competição, Wright disse como este era o troféu que ela mais desejava nesta etapa de sua carreira, e como seria especial ganhá-lo após lidar com graves problemas de saúde nos últimos anos. Ainda na água após a vitória, ela falou como esse é um sonho se tornando realidade e como foi difícil recuperar sua forma física depois de sofrer com uma síndrome pós-viral. O título em Bells foi o seu primeiro desde o evento de Maui (que terminou em Pipeline), em 2021.
Durante toda a etapa, Tyler Wright foi a surfista mais consistente e explosiva no lado feminino. Seu poderoso layback combina perfeitamente com as ondas de Bells, e os juízes não hesitaram em lhe recompensar pela manobra. Ela teve as melhores notas, incluindo dois noves nas oitavas e nas quartas, e também as três maiores somatórias do evento entre as mulheres.
Até a areia!
Tyler Wright soube aproveitar essa onda até o final, e garantiu uma das melhores notas do dia ??
✍? 9.00 pontos
? https://t.co/hRoBsZSfuo | @globoplay#WSLBrasil pic.twitter.com/d4pIb5UvpJ
— WSL Brasil ?? (@WSLBrasil) April 15, 2022
Na final, que aconteceu em condições adversas nas ondas de Rincon, Tyler não deu chance para Carissa Moore. A australiana escolheu as melhores ondas e foi quase perfeita na combinação de manobras. Logo na primeira troca de notas, Wright tirou um 8.93, enquanto Moore conseguiu apenas 4.80. Essa disparidade nas notas se manteve ao longo de toda bateria.
A havaiana não conseguiu encontrar um bom ritmo em Rincon e cometeu vários erros de escolha de ondas e de finalização de manobras, com sua nota máxima vindo na casa dos 5.77. Enquanto isso, Wright conquistou uma nota 8.00 na metade da bateria, o que deixou Moore na combinação e selou a sua vitória.
Tyler Wright começa a grande final contra Carissa Moore com tudo e faz um 8.93!
Acompanhe o #RipCurlBellsBeach ao vivo em https://t.co/cCES77imf4 e no @sportv #WSLBrasil pic.twitter.com/dFpuVmtwzo
— WSL Brasil ?? (@WSLBrasil) April 17, 2022
Caminho até a final
Round 1: Tyler Wright 9.84 x Malia Manuel 11.20 x Bettylou Sakura Johnson 0.50
Oitavas de final: Tyler Wright 17.24 x Gabriela Bryant 13.37
Quartas de final: Tyler Wright 17.17 x Bronte Macaulay 12.07
Semifinal: Tyler Wright 14.23 x Courtney Conlogue 13.90
Final: Tyler Wright 16.93 x Carissa Moore 10.77
Essa foi a décima final entre Tyler Wright e Carissa Moore no Circuito Mundial. Embora a havaiana leve a vantagem no confronto direto, com sete vitórias, a australiana venceu os últimos três duelos entre as duas.
For the first time in her career, @tylerGwright is your Rip Curl Pro Bells Beach winner.@ripcurl @Melbourne pic.twitter.com/FQEDfUErYN
— World Surf League (@wsl) April 17, 2022
Mesmo com a derrota, Moore foi para o primeiro lugar do ranking mundial. Enquanto isso, Wright pulou para a segunda colocação. A única brasileira no circuito, Tatiana Weston-Webb, perdeu dois lugares após ser eliminada nas oitavas, e ocupa atualmente a sexta colocação geral.
A próxima etapa do Circuito Mundial de Surfe também será na Austrália. As surfistas seguem para Margaret River, onde a janela para o evento abre no dia 24 de abril e vai até 4 de maio. Esta será a última competição antes do corte para a segunda metade do ano.

