Abel Ferreira se aproxima de melhor sequência de resultados que já teve com o Palmeiras; confira
Palmeiras de Abel Ferreira está fazendo história
Cesar Greco / Agência Palmeiras
No último sábado (14), o Palmeiras venceu o Red Bull Bragantino por 2 a 0, no Allianz Parque e chegou ao décimo jogo sem perder, sendo sete vitórias e três empates, alternando entre Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores. A última derrota foi na estreia do Brasileirão para o Ceará, onde o Palmeiras foi surpreendido e acabou derrotado por 3 a 2. De lá pra cá, o Verdão teve confrontos difíceis contra Flamengo, Corinthians, além da goleada por 8 a 1 em cima do Independiente Petrolero, pela Libertadores.
Com essa sequência de 10 jogos invicto, o Verdão se aproximou da maior sequência invicta que teve sob o comando de Abel Ferreira. Após a derrota para o Chelsea na final do Mundial de Clubes, a equipe comandada pelo técnico Abel Ferreira ficou 12 jogos sem perder, entre compromissos do Campeonato Paulista e Recopa Sul-Americana, torneio do qual foi campeão batendo o Athletico-PR.
Mesmo não sendo ainda a maior sequência invicta, já é uma das maiores. Apenas em outra oportunidade, o Palmeiras de Abel Ferreira ficou também 10 jogos sem perder. Isso aconteceu entre junho e julho de 2021, quando o Verdão também ficou dez jogos invicto, mas teve um desempenho levemente superior ao desta vez, somando nove vitórias e apenas um empate em compromissos válidos pela Copa Libertadores e Campeonato Brasileiro.
Se olharmos a tabela do Palmeiras, o clube paulista é favorito nos três próximos jogos. Mesmo se não vencer, é provável que consiga pelo menos um empate, o que seria o suficiente para manter a série invicta e quebrar o recorde. Os próximos jogos do Verdão serão contra Emelec, em casa, Juventude, fora, e Deportivo Táchira, novamente em casa. Caso confirme seu favoritismo nesses compromissos, o time alviverde ultrapassará a marca de 12 partidas sem derrota.
Confira os resultados da atual sequência invicta do Palmeiras:
Palmeiras 8 x 1 Independiente Petrolero – Libertadores
Goiás 1 x 1 Palmeiras – Campeonato Brasileiro
Flamengo 0 x 0 Palmeiras – Campeonato Brasileiro
Palmeiras 3 x 0 Corinthians – Campeonato Brasileiro
Emelec 1 x 3 Palmeiras – Libertadores
Palmeiras 2 x 1 Juazeirense – Copa do Brasil
Independiente Petrolero 0 x 5 Palmeiras – Libertadores
Palmeiras 1 x 1 Fluminense – Campeonato Brasileiro
Juazeirense 1 x 2 Palmeiras – Copa do Brasil
Palmeiras 2 x 0 Red Bull Bragantino – Campeonato Brasileiro
Outros recordes de Abel Ferreira no Palmeiras
Na última partida, contra o Red Bull Bragantino, o treinador português entrou, de forma isolada, na lista dos dez treinadores com mais jogos pelo Palmeiras. Em 123 partidas à frente do Palmeiras, Abel Ferreira ultrapassou Cláudio Cardoso, técnico nos anos 40 e 50. Se considerarmos apenas os treinadores estrangeiros, o português ainda fica atrás de dois técnicos: o argentino Filpo Nuñez, com 153 jogos, e o uruguaio Ventura Cambon, com 305 partidas.
Agora, quando o assunto é títulos, o bicampeão da Libertadores é o técnico estrangeiro com mais títulos pelo Verdão. Além disso, outra marca que Abel carrega no Palmeiras é de ser o treinador que mais comandou e venceu no Allianz Parque.
O atual comandante do Verdão já disputou nove finais de campeonato pelo clube. O recordista é Felipão, com dez participações. Se considerarmos apenas títulos, o líder do ranking de conquistas pelo Alviverde é Vanderlei Luxemburgo (8 títulos), seguido por Oswaldo Brandão (7 títulos) e Felipão (6 títulos). Abel Ferreira, com cinco taças, está a um título do amigo Scolari.
Abel Ferreira já é o técnico palmeirense com a maior quantidade de títulos internacionais. A Recopa o fez chegar a três conquistas e superar Felipão, campeão da Copa Mercosul de 1998 e da Libertadores de 1999.
Na Libertadores, Abel disputou duas vezes e venceu as duas. Além disso, quebrou diversos recordes e continua fazendo história. Na atual edição, por exemplo, o Palmeiras quebrou três recordes apenas na goleada por 8 a 1 contra o Petrolero.
Foi a maior goleada da história do Verdão na Libertadores, superando os 7 a 0 sobre o El Nacional, do Equador, em 1995. Também foi a maior vitória da equipe atuando no Allianz Parque em qualquer competição. A goleada por 8 a 1 foi ainda, a maior goleada do técnico Abel Ferreira no comando do Palmeiras. O recorde, até então, era um Palmeiras 6×0 Universitario, na Libertadores de 2021.
Outras marcas que o Palmeiras conseguiu na Libertadores com Abel Ferreira no comando:
Clube brasileiro com mais títulos – 3 títulos (empatado com São Paulo, Santos e Grêmio)
Clube brasileiro com mais participações em finais – 6 vezes (empatado com São Paulo)
Maior série de invencibilidade fora de casa – 20 jogos
Clube brasileiro que mais disputou a Libertadores de forma seguida – 7 vezes (empatado com São Paulo)

