Home Automobilismo Fórmula 1: Insatisfeito com punição, Alonso cita amadorismo na FIA

Fórmula 1: Insatisfeito com punição, Alonso cita amadorismo na FIA

Alonso foi o 9° colocado no GP de Miami. O espanhol, contudo, foi punido e perdeu dois pontos na tabela de classificação da Fórmula 1

Por Octávio Almeida Jr em 20/05/2022 15:05 - Atualizado há 2 anos

Divulgação/F1

Fernando Alonso foi o nono piloto mais rápido do Grande Prêmio de Miami, o que lhe renderia mais dois pontos na tabela de classificação da Fórmula 1. O espanhol, no entanto, foi punido em cinco segundos e perdeu a pontuação.

O motivo é que o ele ter dirigido fora da pista em uma das curvas. A manobra foi interpretada, pelos comissários, como vantagem irregular.

Ao defender Alonso, a escuderia Alpine destacou que o piloto desacelerou o veículo durante o restante da corrida para, justamente, compensar o erro. Porém não teve jeito.

Falando pela primeira fez do assunto, o bicampeão da Fórmula 1 detonou o nível de técnico dos responsáveis pela avaliação do caso.

“Eles não eram muito profissionais em Miami, eu acho. Perdi uma curva e depois devolvi o tempo na volta, mas obviamente você perde uma curva”, reconheceu

“Então há o tempo do setor logo após essa curva. Eles viram a cor rosa (na tela de cronometragem), e decidiram sem pedir qualquer prova”, prosseguiu Alonso.

“Chegamos após a corrida com todas as provas e o tempo de volta que demos. E eles estavam fazendo as malas”, relatou.

“Chegamos lá, mostramos todos os dados, eles disseram para nos dar cinco minutos e depois se viram de mãos atadas. Provavelmente porque já tinham emitido a penalidade e não sabiam como voltar dessa decisão”.

Alonso não escondeu que ficou incomodado com a decisão. “Foi muito ruim, e honestamente, quero dizer… sim, já é passado, mas é algo que não deveria acontecer na Fórmula 1, com profissionalismo e padrões que a categoria tem agora”, observou.

A expectativa do piloto é que tal fato não se repita na próxima corrida. O Grande Prêmio da Espanha está marcado para ser realizado neste domingo (22) e começar às 10h, em Barcelona.

“Eu sei que há um novo Diretor de Corrida aqui. Acho que o (Eduardo) Freitas tem muito mais experiência com o WEC e outras categorias de alto nível, e acho que isso já vai melhorar as coisas”, concluiu.

Fernando Alonso é punido por dirigir fora da pista no GP de Miami

Alonso leva penalização por cortar chicane - Gp de Míami #shorts #f1shorts

GP de Barcelona realiza duas sessões de treino livre

As duas primeiras sessões de treino livre, referente ao GP da Espanha, foram realizadas nesta sexta-feira (20). E o atual líder da Fórmula 1, Charles Leclerc, é o principal destaque.

O piloto da Ferrari terminou as duas sessões em primeiro lugar e, consequentemente, é dono do melhor tempo do fim de semana até agora: um minuto, 19 segundos e 670 centésimos (1:19,670).

O atual campeão, Max Verstappen, foi terceiro e quinto na primeira e segunda sessões de treinos, respectivamente. O melhor tempo do holandês é um minuto, 20 segundos e seis milésimos (1:20,006).

Fórmula 1 tem presença de novos pilotos

A primeira sessão de treinos livres do GP de Barcelona teve a presença de três novos pilotos. São eles, o experiente Robert Kubica, além dos novatos Nyck De Vries e Juri Vips.

Kubica substituiu Guanyu Zhou e garantiu o 13° melhor tempo. De Vries, por sua vez, herdou a vaga de Alexander Albon e foi o 18° colocado.

E Vips, por sua vez, não conseguiu substituir à altura o mexicano Sergio ‘Checo’ Pérez e foi o último colocado.

Exit mobile version