Home Extracampo Clube gaúcho será obrigado a trocar de nome e escudo; entenda

Clube gaúcho será obrigado a trocar de nome e escudo; entenda

O clube gaúcho teve que lidar com alguns problemas judiciais e, agora, vai precisar trocar de nome e escudo também

Por Roni Molinari em 04/05/2022 08:46 - Atualizado há 4 anos

Reprodução / Instagram

Imagina um clube precisar trocar o seu nome e escudo? Pois bem, isso já aconteceu no Rio Grande do Sul nesta semana, com a equipe da Associação Esportiva São Borja, que agora passa a se chamar Esporte Clube São Borja. O clube também apresentou um novo design do seu escudo.

O motivo da mudança se deu por conta da reativação do antigo clube, com mesmo nome e que não estava regularizado desde o final dos anos 90. Para evitar ficar de fora das competições de 2022 por conta da documentação, o agora Esporte Clube São Borja, optou por trocar seu nome e evitar maiores problemas.

Veja abaixo o comunicado completo do São Borja:

A diretoria eleita no último dia 15 de março de 2022, em respeito aos seus torcedores, apoiadores e patrocinadores, vem a público prestar o seguinte comunicado e esclarecimentos:

Inicialmente, esclarece-se que a necessidade da troca de nome surgiu através do pleito de reativação de antigo clube, de nome similar e que não possuía atividades regulares desde o final dos anos 90.

Considerando que a Associação Esportiva São Borja, com personalidade jurídica distinta, foi legalmente constituída em 19/02/2009 e que perdurou por 13 anos sem qualquer oposição, o clube ingressou na justiça visando a manutenção do seu nome, sobretudo para preservar a sua história.

Em primeiro grau, o juízo da Segunda Vara Cível da Comarca de São Borja julgou a referida ação procedente para o fim de assegurar a manutenção do nome para a Associação fundada em 2009, o que foi objeto de recurso, de modo que o presente caso ainda se encontra sub-judice.

No entanto, apesar do êxito em primeiro grau e da alta probabilidade de manutenção da decisão de 1º grau em sede de recurso, é importante salientar que, desde a intimação do Cartório informando a necessidade da troca do nome, as atividades administrativas do clube estão prejudicadas, que não pôde até hoje averbar a sua ata de eleição e posse da nova diretoria e ainda teve sua conta bancária bloqueada em razão desta falta de atualização.

Apesar de entender a afinidade criada com a nomenclatura AESB (Associação Esportiva São Borja) e de confiar no êxito da ação judicial, com a única e exclusiva finalidade de não colocar em risco a participação nas competições em 2022 pela falta de documentação legal em tempo hábil, o que poderia decretar o fim do futebol profissional nesta cidade, houve a aprovação estatutária da troca do nome para ESPORTE CLUBE SÃO BORJA.

Não se trata de um novo clube (mesmo CNPJ), mas sim da sequência da história da Associação Esportiva São Borja, que muitas alegrias proporcionou ao povo são-borjense, porém com uma nova cara: no símbolo e no nome.

Assim, damos as boas vindas ao Esporte Clube São Borja, que carrega consigo em seu símbolo a mesma fundação.

Exit mobile version