Home Futebol Conmebol fatura valor bilionário com venda da Libertadores para a Globo e a canais fechados; veja valores

Conmebol fatura valor bilionário com venda da Libertadores para a Globo e a canais fechados; veja valores

Entidade que comanda o futebol sul-americana acertou volta da Libertadores à Globo e vai faturar bilhões

Por Matheus Camargo em 13/05/2022 08:57 - Atualizado há 2 anos

Divulgação / Conmebol

O lucro da Conmebol na venda dos direitos da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana para os próximos quatro anos foi na casa dos bilhões. Segundo o jornalista Rodrigo Mattos, em sua coluna do UOL, a entidade que comanda o futebol sul-americano somou mais de 1,5 bilhão de dólares, o que em valores convertidos chega a R$ 7,8 bilhões. A Globo voltou a fechar a transmissão da Libertadores após duas temporadas, enquanto Disney e Paramount+ ficaram com os direitos para a TV fechada e o streaming.

O valor fechado pela Conmebol representou um aumento já bilionário em reais. Foram 350 milhões dólares a mais em relação ao que foi vendido para o último ciclo, o que em valores convertidos chega a R$ 1,8 bilhão.

A receita subiu nesta nova roda de negociações por conta da disputa entre canais pelos direitos de transmissão. Segundo o colunista, a grande disputa foi pelos jogos na TV fechada, onde as vencedoras ESPN e Paramount tiveram que vencer concorrentes de peso como Warnermedia, com a TNT Sports, além do SporTV e da Amazon, com o Prime Video. A Globo venceu o SBT e a partir de 2023 volta a transmitir a maior competição da América do Sul em TV aberta.

Conmebol também venceu direitos para países da América Latina

Parceira da Conmebol, a Agência FC Diez também negociou os direitos de transmissão para outros países da América Latina, incluindo além da América do Sul, alguns da América Central e do Caribe. Nestas, quem ficou com a TV aberta foi a Paramount, que tem canais abertos na Argentina e no Chile, por exemplo. O Facebook não fica mais com este pacote. Quem manteve seus direitos foi a ESPN nestes países da América Latina. O presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez, ressaltou o aumento nos valores e o sucesso nas negociações. O aumento anual do valor da competição subiu de 300 milhões de dólares para 380 milhões de dólares. Isso deve valer um incremento nas premiações aos clubes participantes e, especialmente, aos vencedores.

O SBT, que perdeu a Copa Libertadores, ficou com parte dos direitos de transmissão da Copa Sul-Americana no ciclo após perder o embate para a Globo. A emissora comandada por Silvio Santos ficou com a transmissão da segunda principal competição da Conmebol para a TV Aberta. Na TV fechada, a Disney, com a ESPN, ficou com os direitos, enquanto a Paramount ficou com os direitos de streaming para o torneio.

Exit mobile version