Foi lateral? Ex-árbitros palpitam sobre lance polêmico de São Paulo x Santos
Santistas reclamam do lance original que gerou o pênalti marcado a favor do Tricolor em clássico do Brasileirão
Paulo Pinto/ saopaulofc.net
Em clássico marcado por arbitragem polêmica, o São Paulo superou o Santos pelo placar de 2 x 1 na noite de segunda (2), no estádio do Morumbi, pelo encerramento da quarta rodada da Série A do Brasileirão.
Com o resultado, o Tricolor agora possui os mesmos sete pontos do Peixe, mas aparece em quinto lugar na tabela (uma posição a frente) pelos critérios de desempate.
Revoltados com a arbitragem comandada pelo gaúcho Leandro Pedro Vuaden, os santistas reclamaram bastante depois do apito final. Confira abaixo trecho da entrevista coletiva de Edu Dracena, executivo de futebol do clube da Vila Belmiro:
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJNc3lTZW9iOCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
O gol da vitória são-paulina no clássico contra o Peixe foi alvo de muita discussão. Aos 32 minutos da etapa final, o atacante santista Marcos Leonardo partiu em velocidade pela lateral esquerda de sua defesa puxando o contra-ataque, até que foi desarmado pelo meia adversário Alisson.
A bola saiu pela linha lateral do gramado e o jogador do São Paulo acelerou o reinício da partida, cobrando o arremesso a favor de sua equipe. O próprio atleta recebeu novamente a bola na linha de fundo e cruzou, porém o volante Rodrigo Fernández cortou com o braço. O pênalti foi marcado e Luciano converteu: 2 x 1.
Os santistas questionaram bastante a cobrança do arremesso no início da jogada que culminou com o pênalti. Apesar das imagens de TV serem inconclusivas, o jogador são-paulino teria tocado o pé na bola para rapidamente recolocá-la em jogo, no momento em que o santista Lucas Pires se aproximava para fazer a cobrança.
Inicialmente, o assistente assinalou arremesso a favor do time do Santos, mas o árbitro Leandro Pedro Vuaden apontou que a bola era do São Paulo.
“Árbitro marcou o lateral e, com a gente saindo, o jogador do São Paulo pega a bola e o árbitro inverte? Se falarmos vamos ser punidos. Trabalhamos a semana toda para nos prejudicarem. Quero saber até quando vai ser essa palhaçada”, exclamou o goleiro santista João Paulo em entrevista ao canal “Premiere” após o fim da partida.
A opinião de ex-apitadores
Renato Marsiglia, ex-árbitro e atual comentarista, disse em entrevista ao portal “UOL Esporte” que o lance não é passível de revisão pelo VAR (sistema de arbitragem de vídeo), pois a tecnologia não pode ser utilizada para verificação de arremesso lateral, mas confirma a ocorrência da penalidade.
“A marcação de um arremesso lateral não é uma situação que possa ser revisada pelo VAR. Certa ou errada, vale a decisão do árbitro de campo. Reiniciado o jogo, houve o pênalti que foi corretamente flagrado pelo VAR e cuja marcação, pela regra, não pode ser associada à decisão sobre o arremesso lateral”, explicou Marsiglia.
O também ex-árbitro José Aparecido de Oliveira compartilha da mesma opinião de seu colega sobre a infração por toque de bola com a mão dentro da área na interceptação do cruzamento, mas pondera ao “UOL Esporte” que a decisão inicial do arremesso lateral a favor do Santos foi acertada.
“Não se trata de um lance polêmico, já que em outros jogos também são marcados pênaltis da mesma forma. A discussão está por conta de um lateral, mas não podemos esquecer que a decisão final é sempre do árbitro, ainda que o assistente tenha assinalado de forma correta (arremesso para o Santos)”, declarou José Aparecido também ao “UOL Esporte”. E completou:
“Por analogia, quando se marca um gol, este é confirmado pelo VAR e por vezes o gol é ou não confirmado ainda que o assistente do árbitro tenha se equivocado”.
O Brasileirão de 2021 foi marcado por polêmicas e críticas à arbitragem em várias rodadas, que resultaram até mesmo na saída de Leonardo Gaciba do comando da Comissão de Arbitragem da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). E nas quatro rodadas iniciais da edição deste ano, seguem as reclamações constantes sobre as decisões dos árbitros de campo e também do VAR (sistema de arbitragem de vídeo).
Fábio atinge marca histórica no Brasileirão; confira – https://t.co/0Y7GwGeB0s
— Torcedores.com (@Torcedorescom) May 1, 2022

