Home Automobilismo Fórmula 1: Há 10 anos, incêndio e Williams chocaram o GP da Espanha

Fórmula 1: Há 10 anos, incêndio e Williams chocaram o GP da Espanha

Williams estava pegando fogo (literalmente) e venceu o GP da Espanha de Fórmula 1 de 2012

Por Alexander Rodrigues em 19/05/2022 08:22 - Atualizado há 2 anos

Divulgação - Fórmula 1

O GP da Espanha de Fórmula 1 chega a uma data redonda no ano de 2022, pois há dez anos, a Williams conseguiu um feito único e inacreditável em meio a um incidente que deixou 31 feridos. E nós do site Torcedores resolvemos relembrar essa façanha da equipe britânica.

Hoje em dia, o piloto Pastor Maldonado é lembrado com certo folclore pelos fãs da Fórmula 1, tanto que ele já recebeu o apelido, para lá de maldoso, de Pastor “Mal danado”. Piadas à parte, o venezuelano foi protagonista de uma das vitórias mais inesperadas da categoria.

A temporada de 2012 começou de uma forma que hoje é vista como impossível, pois foram quatro equipes diferentes vencendo as quatro primeiras etapas daquele ano: Jenson Button (McLaren), Fernando Alonso (Ferrari), Nico Rosberg (Mercedes) e Sebastian Vettel (Red Bull). Depois que o GP da Espanha se encerrou esse número aumentou para cinco, pois Pastor Maldonado foi o protagonista do feito histórico.

Até a quinta etapa de 2012, o venezuelano da Williams passava longe de ser candidato a vitórias, pois nas quatro primeiras corridas daquele ano havia conseguido um 19º, 13º e 8º lugar antes de abandonar o GP do Bahrein, porém ele já começou a surpreender no sábado.

Maldonado se deu bem com a punição de Hamilton

Maldonado perdeu a pole position por meio segundo para Lewis Hamilton, porém o inglês foi punido por não ter a quantidade mínima de combustível para a inspeção. Com isso, o piloto da Williams largou na frente no GP da Espanha e, apesar de cair para a terceira posição na largada, conseguiu recuperar após a segunda parada nos boxes. Mesmo sendo pressionado por Fernando Alonso, ele conseguiu vencer a corrida e cravar sua única vitória na Fórmula 1, que também foi a única da Venezuela e a última vez que a Williams subiu no degrau mais alto do pódio.

Uma explosão de alegria e tristeza

Obviamente, foi um evento inesquecível, porém um fato triste e inesperado aconteceu depois da corrida, quando a equipe britânica e Maldonado estavam se preparando para a foto oficial. Um tanque de combustível explodiu dentro da garagem da Williams deixando um mecânico com sérias queimaduras e iniciando um incêndio que precisou da ajuda de outras equipes para que fosse controlado. Maldonado apareceu, de novo, salvando o sobrinho Manuel, que estava com a perna imobilizada por uma lesão.

Alguns membros ficaram feridos e outros tiveram que ser atendidos por terem inalado a fumaça preta que tomou conta do lugar. Segundo a Federação Internacional de Automobilismo, 31 pessoas foram encaminhadas ao centro médico do circuito com queimaduras ou problemas respiratórios devido à inalação de fumaça. Destas, 24 foram liberadas em seguida, enquanto sete foram encaminhadas a hospitais locais, sendo uma em estado grave, no caso, o mecânico já citado que teve 30% do corpo queimado.

E assim foi o explosivo GP da Espanha de 2012, que pegou fogo dentro e fora das pistas.

Fórmula 1 volta nesse fim de semana

Após a vitória do holandês Max Verstappen da Red Bull no último GP de Miami, o circo da Fórmula 1 voltará a se reunir no próximo fim de semana, nos dias 20, 21 e 22 para a disputa do Grande Prêmio da Espanha, que será realizado no Circuito da Catalunha em Barcelona. A largada está marcada para o domingo, às 10h (de Brasília), e terá a transmissão da TV Bandeirantes.

Classificação do mundial de Fórmula 1

1) Charles Leclerc – MON – (Ferrari) – 104 pontos

2) Max Verstappen – HOL – (Red Bull F1) – 85 pontos

3) Sergio Pérez – MEX – (Red Bull F1) – 66 pontos

4) George Russell – GBR – (Mercedes F1) – 59 pontos

5) Carlos Sainz Jr. -ESP – (Ferrari) – 53 pontos

6) Lewis Hamilton – GBR – (Mercedes F1) – 36 pontos

7) Lando Norris – GBR – (McLaren F1) – 35 pontos

8) Valtteri Bottas – FIN – (Alfa Romeo F1) – 30 pontos

9) Esteban Ocon – FRA – (Alpine F1) – 24 pontos

10) Kevin Magnussen – DEN-  (Haas F1) – 15 pontos

11) Daniel Ricciardo – AUS – (McLaren F1) – 11 pontos

12) Yuki Tsunoda – JAP – (AlphaTauri) – 10 pontos

13) Pierre Gasly – FRA – (AlphaTauri) – 6 pontos

14) Sebastian Vettel – ALE – (Aston Martin F1) – 4 pontos

15) Alexander Albon – TAI – (Williams F1) – 3 pontos

16) Fernando Alonso – ESP – (Alpine F1) – 2 pontos

17) Lance Stroll – CAN – (Aston Martin F1) – 2 pontos

18) Zhou Guanyu – CHI – (Alfa Romeo) – 1 ponto

Fique ligado aqui no site Torcedores para saber de tudo sobre o esporte aqui no Brasil e em todo o mundo!!

Exit mobile version